Ciência

‘Atlântida do Japão’ pode ter conexão com civilização de 12 mil anos a.C.

Redação Hypeness - 26/05/2021 | Atualizada em - 28/05/2021

O mergulhador Kihachiro Aratake estava à procura de tubarões em um arquipélago ao sul do Japão quando, sem querer, fez uma descoberta incrível. Diante de seus olhos, estava um verdadeiro monumento submerso com 50 metros de comprimento e 20 metros de largura que ele nunca havia visto antes. 

Cientistas estão de boca aberta com a ‘cidade submarina’ criada por polvos

Monumento Yonaguni, nas profundezas do Japão.

Fiquei muito emocionado quando encontrei. Sabia que se tornaria um tesouro da ilha Yonaguni”, lembrou, sobre o episódio que aconteceu em 1987, na ilha Yonaguni, parte do conjunto das Ilhas Ryukyu, no sul do Japão. 

Desde então, a enorme estrutura em forma de pirâmide retangular passou a ser conhecida como Monumento Yonaguni e a sua origem provoca debates entre cientistas, geólogos e mergulhadores. Seria aquela a Atlântida japonesa?

Japão vê cerejeiras florescerem mais cedo em 1,200 anos por causa da emergência climática

Especialistas têm opiniões divididas, mas a maioria acha que a formação rochosa é natural. Composto por arenito e argilito, em maior quantidade, o monumento fica localizado em uma região altamente propensa a ter terremotos. A atividade sísmica frequente tende “a fraturar rochas regularmente”, como disse o geólogo Robert Schoch, da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, em entrevista à “National Geographic”, em 2007.

Por outro lado, o geólogo marinho Masaaki Kimura, da Universidade de Ryukyus, acredita que a formação rochosa é, na verdade, uma cidade perdida de mais de cinco mil anos. 

Acho que é muito difícil explicar sua origem como sendo puramente natural, por causa da vasta evidência da influência do homem nas estruturas”, diz. Ele é da linha que acredita que alguma antiga civilização pré-histórica habitava a “Atlântida do Japão” por volta do ano 12 mil a.C. Uma espécie de escada em espiral é um dos motivos que o levam a crer nessa teoria. 

Publicidade

Fotos: Wikimedia Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.