Sustentabilidade

Austrália vive infestação de ratos sem precedentes: ‘Andam no travesseiro’

Redação Hypeness - 27/05/2021 às 15:07 | Atualizada em 31/05/2021 às 11:13

Um problema surpreendente está afetando de maneira drástica a agricultura e, consequentemente, a economia australiana. Após os incêndios no ano passado e as secas do período recente, o país enfrenta uma luta contra uma massiva infestação de ratos no sudeste da ilha.

– África: o que se sabe sobre a maior invasão de gafanhotos do século 

Ratos austrália

Avião joga pragas no interior da Austrália para conter avanço dos ratos no país.

As cenas são estarrecedoras. Em diversos vídeos é possível ver milhares de camundongos em celeiros, plantações, casas e até nos carros dos australianos. Os danos econômicos dessa infestação são enormes, isso porque os roedores destroem equipamentos e consomem os produtos dos agricultores.

– China: infestação de mosquitos em prédios é alerta do meio ambiente

“Na Austrália, a maioria das regiões só tem uma safra por ano. E ser atingida por uma infestação em um ano bom pode ser um grande revés”, afirma Martin Murray, um agrônomo da cidade Delungra, Nova Gales do Sul.

Além disso, são relatados problemas de saúde mental entre a população campestre; a presença dos ratos nas residências causa uma constante sensação de falta de higiene e atrapalha até o sono dos moradores que enfrentam essa batalha.

O governo australiano anunciou um pacote de US$ 210 milhões para conter os efeitos dramáticos dessas infestações que se alastram pelo país. Um fazendeiro entrevistado pela BBC chegou a relatar uma perda de US$ 250 mil em equipamentos e produtos devido aos ratos.

Confira um vídeo publicado no perfil da BBC no Instagram: 

– Essa espécie de lagarta come plástico e pode ajudar a resolver um dos grandes problemas do planeta 

A principal causa para o fenômeno está nas drásticas alterações climáticas enfrentadas pela Austrália. Na última década, o período de secas foi grande e culminou nos trágicos incêndios observados entre o fim de 2019 e início de 2020. Com as chuvas recentes, a população de ratos explodiu enquanto os predadores não puderam se reproduzir para conter os roedores.

“Saímos de uma seca e as coisas de repente ficaram boas demais [para os ratos] muito rápido. E as espécies que se reproduzem cedo, como os ratos, são realmente capazes de tirar proveito dessa situação”, completa Murray à BBC.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness