Ciência

Axiom Space e NASA anunciam primeira missão totalmente privada ao espaço

Vitor Paiva - 14/05/2021

Uma parceria entre a NASA e a empresa estadunidense Axiom Space irá realizar a primeira missão totalmente privada levando astronautas à Estação Espacial Internacional. Intitulado Axiom Mission 1, o voo decolará do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos EUA, em janeiro de 2022, para levar os astronautas que passarão oito dias a bordo da Estação e também transportar suprimentos até o local para a Agência Espacial estadunidense.

Uma nave da Axiom acoplada à Estação Espacial Internacional

Uma nave da Axiom acoplada à Estação Espacial Internacional © Axiom/divulgação

-Arquitetos projetam o aeroporto do futuro para viagens espaciais comerciais

A diferença essencial desta missão para viagens anteriores realizadas pela empresa SpaceX, de Elon Musk, é o fato de que toda a equipe será formada por astronautas sem qualquer ligação com agências espaciais oficiais ou com as forças armadas de algum país. A equipe da Axion Mission 1 será composta pelo investidor canadense Mark Pathy, o investidor estadunidense Larry Connor, o piloto israelense Eytan Stibbe e o ex-astronauta da NASA e executivo da Axiom, Michael López-Alegría, que tem a experiência de quatro voos ao espaço, e que irá liderar a missão.

o comandante Michael López-Alegría

O comandante Michael López-Alegría, quando ainda trabalhava para a NASA © Wikimedia Commons

-Vídeo mostra aterrissagem histórica de astronautas da NASA após 2 meses na Estação Espacial

Antes da viagem, porém, os astronautas passarão por uma série de treinamentos e preparações, e ainda precisarão ser aprovados pela NASA e por parceiros internacionais, além de serem submetidos a testes médicos antes de confirmados na missão. “Larry e Mark são indivíduos muito sérios que estão dedicados a serem o melhor que podem nos moldes dos astronautas da NASA, e não estão interessados em serem meros turistas”, afirmou López-Alegría em comunicado à imprensa. “Eles querem fazer suas partes para melhorar a humanidade”, concluiu.

a ISS

A equipe ficará “hospedada” na parte dos EUA na ISS © Wikimedia Commons

-A incrível história do cosmonauta que ficou ‘preso’ no espaço porque seu país deixou de existir

Pois para além do pioneirismo de ser a primeira missão privada à ISS, os membros da equipe também irão fazer parte de experimentos dentro da Estação, que funciona essencialmente como um imenso laboratório circulando a órbita terrestre. Não houve confirmações sobre quanto cada pessoa pagou para fazer parte da missão, mas em janeiro o jornal The Washington Post afirmou que o preço de cada passagem estaria em 55 milhões de dólares.

Nave da Axiom

A Axiom vem trabalhando em parceria com a SpaceX e a NASA para futuras missões espaciais © Axiom/divulgação

-Travesseiros NASA: a verdadeira história por trás da tecnologia que virou referência

Além disso, para o transporte de suprimentos a NASA irá pagar 1,69 milhão de dólares à empresa. A parceria entre a Axiom e a NASA irá também inaugurar o primeiro hotel no espaço, projetado para ser inaugurado em 2024.

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.