Sustentabilidade

Baterias biológicas geram energia com água do esgoto

Redação Hypeness - 10/05/2021 às 20:19 | Atualizada em 13/05/2021 às 10:42

Pesquisadores do Laboratório de Saneamento e Tecnologias Ambientais (LabSanTec) da USP descobriram como gerar energia renovável através do esgoto. Segundo o jornal da instituição, os cientistas desenvolveram um modelo de Célula a Combustível Microbiana (CCM) que consegue usar a água despejada para produzir eletricidade. 

Serviços de energia solar por assinatura podem gerar economia de até 21% em Minas Gerais

O processo é semelhante ao que produz a vinhaça durante a obtenção do etanol e já foi solicitado um pedido de patente sobre ele. De acordo com o jornal, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Água, Saneamento e Sustentabilidade da USP “possui seis unidades que apresentam potência em torno de 48 Watts por metro cúbico (m3) de volume do sistema”.

A ideia agora é otimizar o processo para obter resultados mais eficientes e que produzam mais energia. Nos experimentos que fizeram até agora, os pesquisadores utilizaram uma vinhaça sintética como substrato, além de bactérias chamadas de eletrogênicas. 

Tasmania passa a ser 100% abastecida por fontes renováveis de energia

Nossos protótipos resultam de estudos anteriores que almejavam a recuperação de recursos diversos, provenientes de estações de tratamentos de águas residuais”, explica o professor Marcelo Nolasco, do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, que lidera a pesquisa, ao “Jornal da USP”.

A ideia é contribuir para que no futuro as CCMs possam sair da escala de laboratório, e ganhar escala para funcionar em uma estação de tratamento de esgotos urbanos, ou em usinas de produção de álcool e estações de tratamento de efluentes industriais.

Publicidade

Fotos: Universidade São Paulo (USP)


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness