Debate

Bispo de confiança de Edir Macedo está entre indiciados por lavagem de dinheiro em Angola

Redação Hypeness - 11/05/2021

O bispo Honorilton Gonçalves, ex-vice-presidente artístico da Record TV no Brasil e braço direito de Edir Macedo, foi indiciado em processo de lavagem de dinheiro pelo estado angolano. Junto de outras quatro figuras importantes para a Igreja Universal dentro do país do oeste africano, Gonçalves é mais um dos alvos do governo angolano para desmantelar as supostas operações criminosas da instituição religiosa em Angola.

Entenda: Angola apreende templos da Igreja Universal após acusações de fraudes e outros crimes

Ex-vice-presidente artístico da Record TV está sendo investigado por lavagem de dinheiro em Angola

Honorilton Goçalves era um dos líderes da IURD em Angola. Além dele, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) também declarou como “réus não-presos”  o bispo angolano Antonio Pedro Correia da Silva, que presidia a Igreja Universal em Angola,  o pastor Valdir de Sousa dos Santos e Fernando Henriques Teixeira. Os dois últimos são brasileiros.

Honorilton teve problemas com a justiça moçambicana quando atuou no país como missionário da IURD.

– Igreja Universal é acusada de forçar abortos e propor esterilização de pastores; entenda

Fernando Henriques Teixeira é ex-diretor da Record TV Africa, emissora televisiva filiada ao grupo Record que atuava em Angola. No mês passado, o governo angolano proibiu as atividades da Record TV por ferir a lei de telecomunicações do país.

A cruzada da opinião pública de Angola contra a IURD começou no ano passado, quando as lideranças brasileiras e angolanas da Igreja tiveram um racha. Pastores angolanos acusaram a igreja brasileira e seus representantes de diversas práticas como esterilização forçada, racismo, fraudes, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e expatriação de capitais. O conflito tomou tons bélicos e diversos templos foram tomados pelos angolanos.

O governo de Angola deu parecer favorável aos líderes religiosos de seu próprio país e começou a apurar as denúncias contra a IURD e seus líderes brasileiros.

-Edir Macedo: ‘Diabo tem direito de tomar a vida’, diz em áudios obtidos pelo The Intercept

Apesar de ainda não ter se posicionado sobre a prisão de Honorilton, a Universal disse, ao UOL, que é vítima de “um golpe religioso”, e afirma que a atual gestão da IURD angolana é composta de “ex-pastores e bispos dissidentes afastados por envolvimento em denúncias e irregularidades”, como “roubo, extorsão, adultério e até atentado contra menor de idade”.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Youtube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Fernando de Noronha vacina jovens de 18 anos e quer imunidade até fim de junho