Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A passagem de Bob Marley pelo Brasil em 1980 possui verdadeiro caráter mítico – curiosamente não tanto por aspectos musicais, mas sim futebolísticos. A presença de um dos maiores compositores e artistas do século XX em solo brasileiro pela primeira vez se deu como um compromisso de sua gravadora, mas Marley não pôde se apresentar por aqui, aproveitou a passagem pelo “país do futebol” para expressar seu amor pelo esporte, e jogar bola com alguns dos maiores nomes da música brasileira.
A colonização inglesa levou o futebol à cultura jamaicana – e Marley era especialmente apaixonado pelos jogadores brasileiros © Acervo Bob Marley
Bob Marley à época estava em estúdio gravando o disco Uprising, que se tornaria seu último trabalho lançado em vida, e o convite para vir ao Brasil veio do executivo Ramón Segura, então diretor geral da Ariola, para o lançamento da gravadora de origem alemã no Brasil. A aceitação imediata ao convite se deu não somente pelo apreço de Marley pelo país ou a música brasileira, mas também pela imensa admiração que abertamente nutria pela Seleção Brasileira e por jogadores como Rivelino, Jairzinho e, claro, Pelé.
Marley no time com Chico Buarque, Toquinho (em pé, de bigode) e Paulo Cézar Caju (ao lado de Marley) © Wikimedia Commons
A viagem aconteceu em um avião fretado pela gravadora jamaicana Island Records, e trouxe outros artistas como o guitarrista Junior Marvin, que tocava com Marley, Jacob Miller, da banda de reggae Inner Circle, e ainda o empresário Chris Blackwell, fundador da Island, junto de sua mulher, a atriz Nathalie Delon. Quando o grupo chegou ao Brasil, porém, em Manaus, onde o avião realizou sua primeira escala, um grupo de militares não concedeu passaporte de trabalho aos artistas – impedindo, assim, que Marley pudesse tocar na festa ou em qualquer outro local.
Caju, Marley e Chico marcariam os gols da vitória © Twitter/Bob Marley
-Ajax lança camisa comemorativa em homenagem a Bob Marley em seus 40 anos de morte
Se a música havia sido proibida pelos militares, o futebol era a segunda paixão de Marley, e estava liberada. A partida foi agendada para o Centro Recreativo Vinicius de Moraes, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, onde se localiza a sede do Politheama, time de futebol fundado pelo compositor Chico Buarque. Além de Chico e Marley, estavam também em campo Carlinhos Vergueiro, Toquinho, Moraes Moreira, Alceu Valença e também Paulo Cézar Caju – único profissional na partida, membro da lendária seleção de 1970, por quem Marley nutria especial admiração.
Segundo relatos, Marley não era especialmente um craque © Twitter/Bob Marley
-De Chico Buarque a Gonzaguinha, 10 músicas proibidas pela ditadura militar
Segundo consta, o imenso talento musical do artista não era proporcional às suas habilidades em campo: Marley seria um perna de pau. A partida teria durado somente 20 minutos pela falta de preparo físico dos envolvidos, e terminado em 3 a 0 – com gols de Paulo Cézar Caju, Chico Buarque e do próprio Bob Marley. A festa da Ariola aconteceu na boate Noites Cariocas, no alto do Morro da Urca, e reuniu ainda toda a vasta constelação de artistas brasileiros.
Na foto, Marley está com Moraes Moreira e, na ponta de bigode, o produtor brasileiro Mazzola © Acervo Bob Marley
-Gravações perdidas de Bob Marley são encontradas em porão de hotel
Antes de voltar à Jamaica, o músico comprou grandes quantidades de material esportivo, e ainda instrumentos musicais. A promessa era de que o artista voltasse em breve para realizar um show completo, mas tal sonho não se concretizou: pouco mais de um ano após sua passagem pelo Brasil, Bob Marley viria a falecer por conta de um câncer em 11 de maio de 1981, aos 36 anos.
Marley se tornou o mais importante nome da história do reggae © Wikimedia Commons
Publicidade
Já mostramos aqui no Hypeness o trabalho de alguns pais que fazem ensaios divertidos com suas filhas (como Dave...
O artista Don Lucho’s criou esse apartamento de papel, projeto curioso.
Quando se fala do movimento Surrealista, os primeiros nomes que vêm à cabeça dificilmente são de mulheres. Magritte...
Todos nós já passamos por alguma situação em que, ao sentir o sintoma de uma dor ou doença mental, fomos...
Reinventar as princesas e personagens da Disney em versões radicalmente diversas das originais é o que atualmente...
O caminho do Brasil para o Oscar passa por Fernanda Montenegro. Única atriz brasileira indicada à estatueta dourada...
A fotógrafa americana Erin Mulvehill, criou esse ensaio lindo com inspiração no mundo debaixo da água, com o...
Depois de uma passagem de sucesso no MAM do Rio de Janeiro, que atraiu mais de 230 mil pessoas, e também por outras...
Um diorama é uma representação realista de uma cena em pequena escala, e na arte das miniaturas o artista japonês...