Ciência

Brasil: risco de 3ª onda e mais de 750 mil mortos por covid até agosto, aponta universidade

Redação Hypeness - 18/05/2021

O pesadelo nunca acaba. O Brasil enfrentou um dos momentos mais graves da pandemia no início desse ano, chegando a ter uma média móvel semanal de mortes acima de 4 mil falecimentos causados pela covid-19 por dia. Com a recente estabilização no número de internações e óbitos, governadores e prefeitos ao redor do país promoveram um relaxamento nas medidas de restrição de circulação e, segundo especialistas, uma terceira onda tão letal quanto a anterior pode ser observada nos próximos meses.

– Brasil pode chegar a 1 milhão de mortos por covid em 2022, diz Miguel Nicolelis 

Covas são abertas em cemitério em São Paulo para comportar novos cadáveres de vítimas da covid-19

As previsões são do Instituto de Métricas de Saúde e Avaliação da Universidade de Washington, nos EUA. Segundo a instituição do pesquisa, o Brasil pode alcançar 750 mil mortes contra a covid-19 até o dia 27 de agosto. Ah, só pra avisar, essa é a previsão mais otimista, em que o uso de máscaras é adotado por 95% da população brasileira.

– Lockdown efetivo e vacinação em massa viabilizam reabertura de pubs no Reino Unido 

No pior dos cenários, com ampla abertura dos comércios e eventos e uma possível redução no uso de máscaras, o país pode chegar a 913 mil óbitos causados pela covid-19 em setembro. A projeção contabiliza a subnotificação de casos que ocorre no Brasil.

“Evitá-la [a previsão] vai depender muito da vacinação, que já se mostra efetiva na redução de mortes e internações. Temos que vacinar 1,5 milhão de pessoas ao dia, idealmente 2 milhões. E ter cautela na flexibilização das medidas de isolamento”, explica Ethel Maciel, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e doutora pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

– Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil 

Atualmente, o Brasil tem vacinado, em média, 750 mil pessoas por dia (somando primeira e segunda doses). O número não é o suficiente para conter a redução da taxa de contaminação do vírus.

 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.