Inspiração

Cachorros ganham colchão para dormir em frente à loja de móveis na Turquia

Vitor Paiva - 25/05/2021

O compromisso da loja de móveis Istikbal Mobile, em Istambul, na Turquia, é oferecer o maior conforto para todos – a começar pelos cães vira-latas que passam pelas calçadas da loja. Quem registrou a simpática e tocante cena foi o médico Cem Baykal, em tweet que viralizou ao mostrar um colchão colocado pelo dono do estabelecimento diante da porta para quem os cachorros da rua possam se deitar em cama quente para dormir durante os dias frios da cidade.

cachorros dormindo em colchão na Turquia

Os colchões novos são mantidos em plástico para serem usados pelos cães

-Há anos, esta loja da Ikea serve como abrigo para cães que vivem na rua dormirem

O médico que primeiro registrou a cena comentou que passa pela loja diariamente há anos, e que confirmou a história com o próprio dono da loja – que oferece não só a cama, mas também ração e água para os animais. O colchão é posto com um plástico, e pode tanto ser um que será entregue quanto um que chegou à loja: no inverno, o suporte é colocado diariamente, e no verão a loja oferece sombra e água.

cachorros dormindo em colchão na Turquia

O suporte pode ser a diferença entre a vida e a morte para os animais no frio

-Ele passou 12 anos fotografando a janela de um prédio de Istambul e o resultado é poesia pura

Segundo Baykal, dois vira-latas em especial têm passado os últimos dias aproveitando o colchão. “Essa rua é conhecida como uma região rica e todos dão alimentos e água aos cães locais, mas ninguém oferece uma cama de qualidade a eles normalmente”, comentou o médico, em entrevista ao site The Dodo. “Essa loja oferece”. Depois do primeiro post que viralizou, o médico retornou, em um dia recente de temporal em Istambul, para conferir se os cães estavam devidamente assistidos.

Cachorro no chão da Turquia

Um dos animais agradecendo à generosidade do dono da loja

-Por que o vira-lata caramelo é o maior (e melhor) símbolo do Brasil

“Essa manhã tivemos uma chuva forte em Istambul, e eu saudei meus amigos a caminho do hospital de manhã cedo”, afirmou. “A loja estava fechada mas o colchão estava lá – como também estavam os cães. Um mais preguiçoso estava ainda dormindo, mas seu amigo estava acordado e me acompanhou para me oferecer segurança atravessando a rua”, disse o médico. O post de Baykal naturalmente viralizou, e o singelo gesto local tornou a generosidade da loja Istikbal Mobile em exemplo global.

cachorro na Turquia

O cão que ajudou o médico a atravessar a rua

Publicidade

© fotos: Cem Baykal/Twitter


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.