Sustentabilidade

Casa feita com impressora 3D abre suas portas para inquilinos

Yuri Ferreira - 21/05/2021 às 09:46 | Atualizada em 25/05/2021 às 10:42

A primeira casa do Projeto Milestone, uma iniciativa da Universidade de Tecnologia de Eindhoven que deseja criar casas feitas com impressoras 3D, recebeu seus primeiros moradores no mês passado. Elize Lutz e Harrie Dekkers receberam as chaves da futurística residência que pode ser o futuro da construção nos próximos anos.

– Feita com impressora 3D, esta mini casa custou apenas 4 mil dólares 

Elize e Harry em sua nova casa no subúrbio da cidade de Eindhoven, na Holanda

Essa é a primeira das cinco casas que serão entregues pelo projeto Milestone no subúrbio de Eindhoven, cidade a 124 quilômetros de Amsterdam. O Milestone foi anunciado em 2018 e conclui sua primeira entrega.

– Holanda terá casas sustentáveis de concreto feitas em impressora 3D 

“Eu vi o desenho desta casa e era exatamente como um jardim de conto de fadas. É lindo!”, disse Elize. Seu companheiro Dekkers tinha preocupações sobre a praticidade do lugar, mas descobriu que o lugar era o certo para ele: “Parece um bunker – é seguro”, disse Dekkers.

“Com este projeto e as técnicas de impressão usadas, demos passos importantes no desenvolvimento da impressão 3D em concreto na construção”, disse Weber Benelux, CEO da construtora Bas Huysman, que fez a casa.

A casa foi projetada com auxílio de uma impressora 3D, que modelou paredes em 24 partes de argamassa que foram encaixadas facilmente pelos construtores. A ideia da Universidade de Eindhoven é automatizar ainda mais o processo de construção civil e acelerar a construção de casas através da nova tecnologia.

Com 94m², a casa de concreto tem uma arquitetura absolutamente futurística, mas é bastante confortável e, por dentro, parece uma casa normal.

– Casas construídas com impressora 3D e estrutura reciclável são produzidas por R$ 5 mil 

Agora, o projeto Milestone deseja fazer casas em outros formatos e complexidades para compreender os desafios da construção com impressão 3D em outras circunstâncias. As casas devem ser entregues entre esse ano e o ano que vem e, posteriormente, será elaborado um relatório sobre as dificuldades e

Publicidade

Fotos: Reprodução/Universidade de Eindhoven


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.

Canais Especiais Hypeness