Ciência

Ciência descobre dinossauro que viveu em São Paulo há milhões de anos

Redação Hypeness - 07/05/2021

Pesquisadores da Universidade de São Paulo  descobriram, em parceria com o Museu de Paleontologia de Monte Alto, uma nova espécie de dinossauro que viveu no interior de São Paulo há cerca de 85 milhões de anos.

Os fósseis descobertos pelos paleontólogos não são exatamente novos; eles foram encontrados durante uma escavação em 1997. Mas foi somente em 2021, após anos de pesquisas, que os cientistas conseguiram classificar o gênero e a espécie do réptil que habitou o interior paulista durante o período Cretáceo, último momento do Mesozóico.

Leia mais: Pegada gigante de dinossauro é encontrada no interior da Inglaterra

Fóssil do dinossauro que, segundo os pesquisadores, só existiu no interior paulista

Dinossauro em SP 

Trata-se de uma nova espécie de titanossauro. Esse dinossauro tinha cerca de 22 metros de comprimento e por volta de 85 milhões de anos de idade, segundo os pesquisadores da Universidade de São Paulo.

Durante 24 anos, os paleontólogos acreditavam que o titanossauro era um Aelosaurus, uma espécie de dinossauro que era comum na Argentina. 

Descoberta é importante para a paleontologia brasileira e mostra valor da pesquisa das universidades públicas

Através de alta tecnologia, os cientistas descobriram diferenças na articulação da cauda e no código genético desse titanossauro, diferenciando ele do gênero de dinossauros argentinos. Essas divergências fizeram com que o novo espécime fosse rebatizado; agora, o titanossauro se chama Arrudatitan maximus. De acordo com Julian Junior, pesquisador que assina o estudo, esse é um gênero exclusivo de dinossauros paulistas! Ara, sô! 

“Esta descoberta dá uma cara mais regional e inédita para a paleontologia brasileira, além de refinar nosso conhecimento sobre os titanossauros, que são estes dinossauros pescoçudos”, afirmou Fabiano Iori, paleontólogo que participou do estudo, ao Aventuras na História.

Publicidade

Fotos: Divulgação/Museu de Paleontologia de Monte Alto


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Novo planeta recém-descoberto pode ter nuvens de água como a Terra