Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O uso indiscriminado de plástico em embalagens é um dos grandes problemas do meio ambiente. Ainda mais porque a possibilidade de reciclagem do material pode não ser uma boa ideia por conta dos aditivos que recebe ao longo de sua cadeia produtiva, como corantes. Isso pode enfraquecer a estrutura original do plástico e acaba prejudicando sua reutilização.
– 15 imagens que vão fazer você repensar (mesmo) o uso do plástico
Para combater esses problemas de longa data, a cientista Corinne Scown, do Lawrence Berkeley National Lab, da Universidade da Califórnia, e seus colegas de trabalho desenvolveram um substituto com potencial. A polidicetoenamina (PDK) é um novo tipo de plástico que pode ser reciclado “infinitas vezes”. Esse material pode ser decomposto e reciclado sem que isso altere sua qualidade.
O plástico é feito da interligação de moléculas iguais chamadas de monômeros. Quando os monômeros se juntam, eles formam polímeros. O que acaba acontecendo é que, quando o plástico é reciclado e vai ser reutilizado, o fabricante precisa adicionar também plástico virgem para que o produto não saia com uma qualidade inferior.
– Plástico está presente em quase 100% dos peixes da Amazônia, revela novo estudo
O plástico PDK por ser reciclado infinitas vezes sem perder a qualidade. Todos os componentes desse material podem ser quebrados e receber uma segunda vida sem afetar a qualidade do plástico.
O plástico PDK tem um outro benefício. Ele pode ser derretido por meio da utilização de ácido e não somente calor. Isso ajuda a reduzir os níveis de emissão de carbono em um processo de reciclagem. Os cientistas descobriram que 100% dos monômeros de PDK podem ser reaproveitados.
– A natureza e o meio ambiente como inspiração para as loucas pinturas de Robert Connett
Ainda é cedo para pensar na utilização de PDK em larga escala. A produção desse material tem um custo de dez a 20 vezes a do plástico normal. Para fabricá-lo, é necessária a utilização de uma série de componentes químicos bastante específicos. A produção de PDK virgem é mais cara do que a de plástico virgem. No entanto, a reciclagem desse novo material é mais barato do que a produção desse mesmo plástico virgem.
Atualmente, o PDK ainda não é tão versátil quanto o plástico comum. Os pesquisadores procuram formas de diversificar as aplicações do produto, além de buscar empresas privadas que queiram utilizar o material em larga escala.
Publicidade
O artista parisiense Christophe Guinet, conhecido como Monsieur Plant (Senhor Planta, em tradução livre), tenta unir...
A ignorância pode muitas vezes ser uma benção, especialmente para que possamos manter certos hábitos. O vegetariano...
As abelhas são consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, no entanto, estão morrendo em uma velocidade...
O mar não está para humanos. Foi a certeza de cinco pessoas a bordo de um barco que trombou com uma baleia, em Rhode...
As cidades inteligentes já são uma realidade em algumas partes do mundo, oferecendo tecnologia em prol de uma vida...
Em breve, o papamóvel vai mudar. Apesar de o nome ser condenado, é assim que conhecemos o veículo oficial do sumo...
Junto das 228 mortes confirmadas por conta do rompimento da barragem da Vale do Rio Doce em Brumadinho, no estado de...
Quem passa pelo Lago Azul, no município de Guarulhos, não entende o porquê do nome. A água do local já serve de...
Entra ano, sai ano, as florestas de Portugal sofrem com os incêndios que acontecem durante a época de seca....