Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Documentos obtidos pela CPI da Pandemia revelaram que a Pfizer enviou pelo menos 10 e-mails para o governo federal tentando respostas para suas ofertas de venda de vacina contra o novo coronavírus, que já matou mais de 444 mil brasileiros desde março do ano passado.
– Governo federal rejeitou 11 ofertas de vacina, incluindo da Pfizer, afirma blog
Os depoimentos de Fábio Wanjgarten, ex- Secretário de Comunicação da Presidência da República, e Carlos Murillo, CEO da Pfizer na América Latina, revelam que o governo federal não respondeu a diversos contatos da farmacêutica para aquisição de vacinas contra a covid-19.
Governo Bolsonaro recusou 11 propostas de vacinas, incluindo Pfizer, Coronavac e Covax Facility
Os documentos liberados pela empresa à CPI da Pandemia mostra que houve 10 e-mails enviados por funcionários da empresa ao Ministério da Saúde que foram ignorados entre agosto e dezembro do ano passado. Um dos principais argumentos do governo, inclusive, para a não-aquisição da vacina era um impedimento legal por conta da não-aprovação da vacina pela própria Anvisa.
– Lockdown efetivo e vacinação em massa viabilizam reabertura de pubs no Reino Unido
A Pfizer afirmou que existiam dispositivos legais que poderiam firmar a compra das doses sem a emissão de uma nova Medida Provisória.
“Encaminhamos nesta quinta-feira os pareceres jurídicos que confirmam que a proposta enviada pela Pfizer está prevista no direito público e pode ser assinada pelo governo, de acordo com a lei 8666, bem como as informações sobre compras/contratos internacionais realizados entre a Pfizer e o Ministério da Saúde para aquisição da vacina ACWY e medicamento Vyndaqel”, disse um email da empresa.
Carlos Murillo, CEO da Pfizer, afirmou que foi ignorado diversas vezes pelo governo federal na tentativa de vender vacinas contra a covid-19
Em e-mails enviados a CPI, funcionários da Pfizer suplicam por uma resposta do MS. “A validade das propostas continua sendo a mesma, até 29 de agosto de 2020, e gostaria de saber, com urgência, do interesse deste ministério em iniciar conversações sobre aspectos legais e jurídicos da presente proposta”, diz um e-mail.
– Como o Brasil se tornou o pior país na gestão da pandemia, segundo estudo
A alegação do governo federal é que não deu respostas definitivas porque desejava melhores termos nas negociações. Caso tivessem fechado um contrato com a Pfizer em agosto, o Brasil já teria vacinado 500 mil pessoas ainda em 2020 e teria outras 69 milhões de doses no primeiro semestre de 2021. Esses números triplicariam o número de pessoas imunizadas no país até agora.
Publicidade
Toda mãe sabe (ou deveria saber) que o leite deve ser o único alimento oferecido a um bebê durante os seis primeiros...
Na sociedade patriarcal em que vivemos, as mulheres não somente têm menos oportunidades no mercado de trabalho, como...
A paralisação dos caminhoneiros atingiu em cheio a economia do Brasil. Iniciada na última segunda-feira (21), a...
Uma das cenas mais bizarras dessas Olimpíadas foi a agressão contra um cavalo na prova do pentatlo moderna, em que o...
A nossa amada medalhista olímpica Rayssa Leal, de 13 anos, criticou as autoridades de Imperatriz (MA), sua cidade...
A morte de um cachorro abandonado na porta do Carrefour em Osasco, na grande São Paulo, segue tendo novos...
Três dias depois de ser acusado de assediar o ator Anthony Raupp quando este tinha apenas 14 anos, Kevin Spacey voltou...
Conhecida por sua calma e paciência, a líder budista Monja Coen gravou um vídeo mostrando-se indignada com os...
Uma nova proposta da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) sugere mudar a forma e o funcionamento...