Debate

Covid: nova cepa encontrada no Rio de Janeiro se alastra por cidades do estado

Redação Hypeness - 07/05/2021

Uma nova variante do novo coronavírus foi encontrada em diversas cidades do Rio de Janeiro. Cientistas sequenciaram mais de 300 amostras da doença oriundas de 57 municípios fluminenses e descobriram que a nova cepa estava presente 5% das amostras e já circula em 11 municípios do estado.

– Covid: Brasil pode fabricar variantes em massa com vacinação sem lockdown, dizem cientistas

Faltam informações sobre nova mutação da covid-19; 91% dos novos casos da doença são da variante P1

A nova variante, chamada P.1.2, é uma alteração genética da cepa P.1, que foi originada em Manaus, capital do Amazonas. A P.1.2 exibiu sete alterações em comparação com a P.1, sendo algumas delas na proteína S, o spike, uma parte do vírus que é utilizada na composição da maioria das vacinas contra a covid-19.

– Brasil pode chegar a 1 milhão de mortos por covid em 2022, diz Miguel Nicolelis

“Além das mutações que já existiam na P.1, tivemos uma a mais na proteína S, e outras mutações em outras proteínas que também podem ser importantes. Ainda não podemos dizer que a variante P.1.2 é mais isso ou aquilo. Já estamos fazendo estudos para avaliar, no entanto, os resultados demoram um pouco”, afirmou ao jornal Extra a cientista Ana Tereza Vasconcelos, coordenadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

A nova variante foi encontrada em 11 municípios. O estudo descobriu que a P.1 corresponde 91% dos casos. A B.1.1.7, cepa originário do Reino Unido, também foi encontrada em pouco mais de 2% dos casos. Outra variação carioca, a P.2 também foi encontrada em menos de 1% dos casos.

– Lockdown efetivo e vacinação em massa viabilizam reabertura de pubs no Reino Unido 

“Já tínhamos sequenciado semanas atrás oito desses genomas com a P.1.2 no Norte Fluminense, em Conceição de Macabu. Fizemos mais sequências esta semana e percebemos que ela tinha se dispersado para outras cidades, saindo da Região Norte e indo para a Região Metropolitana também e outros locais. Agora estamos fazendo mais (sequenciamentos genéticos). Ela (a P.1.2) pode continuar aparecendo ou sumir. Por isso, precisamos fazer o monitoramento genético, sequenciando”, conclui a cientista.

Após uma estabilização no número de mortos e internados pela covid-19, o Rio de Janeiro decidiu afrouxar medidas de restrição de circulação. Estão abertos comércios, restaurantes bares e baladas na capital carioca.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 11

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Rota zera mortes desde adoção de câmera na farda de PMs