Tecnologia

‘Deepfake’ já pode ser usada para corrigir movimento labial em filmes dublados

Redação Hypeness - 17/05/2021 | Atualizada em - 18/05/2021

Os dias de filmes legendados estão contados. Ao menos é o que indica uma nova forma de utilizar o deepfake desenvolvido pela start-up britânica Flawless. Um software criado pela empresa — chamado TrueSync — consegue modificar os movimentos dos lábios e músculos de personagens a ponto de parecer que as cenas foram gravadas em um idioma que não o original. 

Deepfake: recriaram cenas de ‘Matrix’ substituindo Keanu Reeves por Will Smith

Para exemplificar como isso funciona, a empresa publicou alguns clipes curtos de filmes americanos em seu site. Neles, é possível ver Tom Hanks em “Forrest Gump” “falando” espanhol ou até japonês. Em outro vídeo, Robert De Niro aparece esbanjando um alemão fluente em “O Sequestro do Ônibus 657”, filme gravado originalmente em inglês. 

Inteligência artificial está sendo usada para criar pornografia com celebridades

Flawless Demo – www.flawlessai.com from Flawless on Vimeo.

A manipulação “profundamente falsa” tem sido utilizada de forma perigosa principalmente no meio político, com o objetivo de incriminar alguém. Mas a inteligência artificial tem seus pontos positivos e podem ajudar a melhorar a experiência de ir ao cinema, por exemplo. 

Formas anteriores de dublagem e legendagem mostraram-se indesejáveis para a maioria do público. Com frequência, danificando e degradando o conteúdo por meio de alterações de script e perda de sincronia. Esses problemas criam uma barreira de entrada para materiais de outra qualidade. Nosso processo desvenda o verdadeiro potencial do filme, mantendo toda a qualidade e imersão do original. Esse aumento no público potencial aumenta drasticamente seu valor”, diz o site da Flawless.

Flawless Demo – www.flawlessai.com from Flawless on Vimeo.

DeNiro Deutscher tiefer Ausdruck from Flawless on Vimeo.

ガンプ日本の深い表現 from Flawless on Vimeo.

 

 

Publicidade

Fotos: Flawless/Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.