Design

Designer mostra evolução dos banheiros de 100 em 100 anos partindo de 1520

Redação Hypeness - 10/05/2021 | Atualizada em - 18/05/2021

É difícil imaginar a vida sem o conforto que desfrutamos diariamente no banheiro. Isso considerando as coisas comuns como um vaso sanitário com descarga, um banheiro particular ou papel higiênico como garantidas. Mas como esses itens tiveram que ser inventados em algum momento, ficamos imaginando como era a vida antes disso.

No século 16, uma banheira em casa era um luxo e era normal tomar banho junto com outras pessoas; já no século 19, as pessoas costumavam esvaziar seus penicos e baldes nas ruas direto de suas janelas e sacadas.

“Le Toilette Intime”, por Louis-Léopold Bouilly.

“Le Toilette Intime”, por Louis-Léopold Bouilly.

O papel higiênico não existia até 1880 – e a higiene pessoal não era um conceito popular. Portanto, o banheiro moderno apreciado hoje em nossas casas é o resultado de milhares de anos de engenharia e desenvolvimento social.

O Bored Panda aceitou o desafio de nos levar em uma viagem pelos últimos 500 anos para mostrar como os banheiros mudaram drasticamente. Eles convidaram os designers do QS Supplies para criarem 6 representações digitais diferentes do mesmo espaço que representam banheiros típicos nos últimos cinco séculos, desde 1520.

1) 1520-1620: Banheira doméstica como luxo duvidoso

No século 16, uma banheira em casa era um luxo para os ricos, mas a tendência disparou mesmo depois que a peste forçou o fechamento dos banheiros públicos. Antes da torneira quente e do piso radiante, as pessoas aqueciam a água em um caldeirão. Uma banheira de madeira independente seria empurrada para perto de uma lareira para aquecê-la.

O banheiro aqui é um buraco pendendo para a rua (conhecido como guarda-roupas) à direita. As pessoas usavam um lavabo ou jarro e uma bacia para lavar as mãos. O lavabo costumava ser feito de latão e pendurado em um gancho sobre a lareira para que pudesse ser virado para o lado da bica quando necessário.

2) 1620-1720: Lidando com cheiros

No século 17, tomar banho em público com outras pessoas não era mais legal. Em vez disso, a família se revezava para usar a água quente da banheira da casa, que agora seria forrada com aço para ficar mais quente por mais tempo. Isso era um incômodo, então mesmo as famílias que tinham banheira tomavam banho com pouca frequência. Nas ruas, perfumes lutavam pelo controle do ar contra o fedor de lixo e dos rejeitos das privadas.

A descarga foi inventada pela primeira vez na década de 1590, mas só pegou no século 19. Em vez disso, seu quarto teria um penico para crianças usarem durante a noite, mantido sob uma pia em um lavatório. Em casas ricas, a pia e a jarra combinariam, e o penico também poderia fazer parte do mesmo conjunto.

3) 1720-1820: Através do espelho

A essa altura, a cômoda – um assento ou caixa com um orifício – estava se tornando popular. Os usuários mantinham uma panela de porcelana ou cobre sob o buraco para coletar os resíduos. No entanto, um relojoeiro chamado Alexander Cummings inventou o S-pipe em 1775. Este foi um dos vários desenvolvimentos que levariam à adoção generalizada da descarga e do banheiro moderno como o conhecemos.

Até o final do século 18, apenas pessoas ricas tinham espelhos. O espelho era um símbolo de status, às vezes coberto com pequenas cortinas para adicionar glamour e mística. Mas com o desenvolvimento técnico, os espelhos começaram a ficar mais baratos e, na extremidade superior, mais ornamentados.

4) 1820-1920: papel higiênico para ricos

No século 19, a revolução industrial chegou, a população cresceu e o Reino Unido enfrentou uma crise de saúde pública. Em algumas cidades superlotadas, 100 pessoas podiam compartilhar o mesmo banheiro e os rejeitos se espalhariam pelas ruas e rios.

O governo aprovou uma legislação para melhorar os padrões e desenvolver uma rede de esgotos e encanamentos internos. Todo esse encanamento sinalizou o fim das mercadorias e bacias móveis.

Com pias e banheiras fixas, o banheiro moderno nasceu como um espaço dedicado à higiene pessoal. Esta foi a era de Thomas Crapper e Henry Doulton, e das banheiras JL Mott. A era georgiana desfrutou de uma mania de cobre – daí o banho de cobre. O papel higiênico foi patenteado em 1880 e vendido na Harrods.

5) 1920-2020: Tiles Everywhere

O banheiro moderno floresceu no século 20 – assim como o modernismo, o design de interiores e o consumismo. Designers e fabricantes capitalizaram inventando inúmeros extras para absorver a renda disponível dos proprietários e iluminar seus banheiros: porta-toalhas, escova de dentes e saboneteira em barra, armários, coberturas de assento e tapetes de banho e cortinas.

A iluminação elétrica era comum no início da Segunda Guerra Mundial. Tanto melhor para ver aqueles conjuntos de banheiro combinando coloridos em cor de pêssego, verde menta ou rosa flamingo.

E vamos falar sobre azulejos. Os azulejos do banheiro se tornaram onipresentes na década de 1950. A cerâmica foi colocada em uma qualidade tão alta que ainda existe muito hoje. O plástico, considerado um material da era espacial, também se tornou uma escolha popular para ladrilhos por um tempo. O ladrilho era e é brilhante, higiênico e à prova d’água.

6) 2021: Suíte Flutuante

Percorremos um longo caminho desde a banheira de barril. Um planejador de banheiro 3D usa a ciência para otimizar espaços estranhos. Materiais que nem existiam na virada do século agora tornam todos os tipos de formas e soluções possíveis.

Revestimentos de fibra de vidro, acrílico e porcelana oferecem estilo e praticidade. A banheira com frente avental (fechada) que dominou o século 20 saiu de moda, com as banheiras autônomas ovais, de seixo ou de duas extremidades agora parecendo boas por um bom preço.

Uma banheira vitoriana exige uma pia flutuante para uma abordagem ultramoderna do suporte de pia vintage. Ele cria mais espaço no nível do solo, fazendo com que até o menor banheiro pareça espaçoso e elegante.

Publicidade

Designs por QS Supplies


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.