Arte

Dia contra a Homofobia: filmes que mostram a luta da comunidade LGBTQIA+ pelo mundo

Redação Hypeness - 17/05/2021

O Dia Internacional contra a Homofobia, lembrado em 17 de maio, celebra a data em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado e que a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da OMS.

A data é importante ainda para conscientizar a população sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros, fato que ainda ocorre em vários países. É o caso da Chechênia.

Em 2016, a República Russa da Chechênia deu início a um movimento de opressão e perseguição à comunidade LGBTQIA+, que inclui desde prisões até torturas e execuções. O documentário “Bem-Vindo à Chechênia“, lançamento de maio do Telecine, acompanha a história de um grupo de ativistas que, sem ajuda internacional, decide ir atrás de justiça.

O filme mostra como esses ativistas arriscam a vida para enfrentar o líder chechênio, Ramzán Kadírov, e sua campanha, apoiada pelo governo Russo, para oprimir pessoas LGBTQIA+. Em pleno século 21, a comunidade tenta fugir dos crimes de violência e homicídio praticados pelo próprio Estado.

Outro longa, desta vez uma ficção baseada em uma história real, mostra a repressão de um país contra o direito de amar, é o “Stonewall – Onde O Orgulho Começou“, de 2015.

O filme se passa nos anos 1960, quando o jovem Danny (Jeremy Irvine), após ser expulso pelo pai por ser gay, sai do interior para Nova York. Ele vai parar na Rua Christopher e é acolhido por um grupo LGBT. Lá, ele vivencia a violência e repressão da polícia.

O longa mostra como a rebelião de Stonewall culminou na Parada Gay – hoje Parada LGBTQIA+ – que se espalhou pelo mundo.

Voltando aos documentários, agora no Brasil, vale assistir “Indianara“. O doc, trabalho de Marcelo Barbosa e Aude Chevalier-Beaumel, acompanha a ativista Indianara Siqueira, que liderou as manifestações do grupo LGBTQIA+ que lutam pela própria sobrevivência e contra o preconceito.

Todos os filmes estão em cartaz no hub de cinema da Telecine. Lá existem ainda duas cinelists sobre temáticas LGBT+. Em “Orgulho LGBTQI+” está uma seleção especial, com filmes inspirados nos dramas, conquistas e histórias da comunidade ao redor do mundo.

Já na cinelist “Visibilidade lésbica” você encontra personagens que contam as narrativas de mulheres lésbicas que amam, resistem e têm orgulho de suas próprias histórias.

Assista bons filmes para aprender sobre diversidade e aproveite que novos assinantes ganham os primeiros 30 dias de acesso ao serviço de streaming da Telecine.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Kubrick se inspirou em quadro de Van Gogh para cena de ‘Laranja Mecânica’