Diversidade

‘Dicionário da diversidade e inclusão’ apoia empresas numa cultura de respeito e acolhimento

Redação Hypeness - 03/05/2021 | Atualizada em - 04/05/2021

Nem sempre é fácil entender todos os termos associados a temáticas de diversidade e inclusão, e não há problema nenhum em admitir isso. Na busca por uma conscientização cada vez mais ampla, especialmente em questões de gênero e raça, a start-up SafeSpace desenvolveu o dicionário “Diversidade e Inclusão de A a Z”, que pretende destrinchar palavras que têm sido cada vez mais incorporadas ao nosso dia a dia e ajudar na eliminação de situações de assédio e discriminação no cotidiano.

‘Amor Virtual’: série LGBT estrelada por negros da periferia abre financiamento coletivo

Palavras com a letra A no Dicionário da Diversidade e Inclusão de A a Z da SafeSpace.

Em sua versão atual, o documento tem quase 70 palavras ou expressões como “apropriação cultural”, “branquitude”, “capacitismo”, “colorismo”, “heteronormatividade”, “sexismo” e “transfobia”. Todas elas vêm acompanhadas de uma definição clara e fácil de ser compreendida. Ele está disponível para download de forma gratuita no site da empresa (você pode conferir aqui).

O dicionário foi criado de forma colaborativa por uma equipe liderada por Rafaela Frankenthal, co-fundadora da empresa, e Letícia Marcondes, analista do time de Marketing da SafeSpace. A partir de um primeiro esboço, elas pediram opiniões de pessoas de outras equipes e até de clientes para refinar o conteúdo do dicionário. As duas estimam que a versão atualizada tenha 20% a mais palavras do que a original — e o documento, destinado tanto para empresas quanto para a sociedade em geral, segue em constante atualização. 

Gordofobia: por que corpos gordos são corpos políticos

Quando a gente fala de problemas de má conduta a gente está falando de assédio, discriminação, bullying ou qualquer questão que vá de encontro com os valores e a cultura da empresa e que são manifestações de uma falta de inclusão”, explica Rafaela. “A gente enxerga que qualquer situação ou problema de comportamento é um sinal de que naquele ambiente de trabalho as pessoas não estão se sentindo incluídas como deveriam.

Rafaela Frankenthal, cofundadora da SafeSpace, e Letícia Marcondes, do time de Marketing, foram as responsáveis pelo Dicionário da Diversidade.

A SafeSpace é uma plataforma que ajuda empresas a identificarem e resolverem problemas de má conduta internamente e, com isso, tornarem o ambiente de trabalho mais seguro e inclusivo para seus funcionários. Criada há cerca de um ano, a empresa de tecnologia tem crescido de forma exponencial e atraído clientes de diversos setores. 

Baralho chiquérrimo homenageia personagens negras que revolucionaram a história

Rafaela explica que, de acordo com pesquisas na área, menos de 10% das questões de comportamento são comunicadas, seja para o RH ou para o Compliance. A SafeSpace tem como objetivo construir confiança dentro das empresas para aumentar esse número. “Quanto mais as pessoas trazem esses problemas internamente, mais chances a empresa tem de resolver e de fato construir um ambiente mais inclusivo, mitigar riscos relacionados a queda de produtividade, turnover, imagem e queda na reputação também.” 

Segundo a co-fundadora, o principal questionamento entre as empresas é sobre como incentivar que as pessoas façam relatos de comportamento. “As empresas têm vontade de melhorar o ambiente de trabalho, mas não sabem muito bem por onde começar. Elas não têm visibilidade de onde está o problema. Tem muita empresa que fala: ‘Bom, mas aqui a gente não vê nada acontecendo porque ninguém fala nada’. Às vezes, só aparecem indícios de situações de assédio e discriminação em entrevista de desligamento e aí é tarde demais.”

“Gordofobia” e “gaslightin” são dois termos em destaque na letra G.

Publicidade

Fotos: SafeSpace/Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Vogue é estrelada por modelo abandonada na infância por albinismo