Debate

Elon Musk revela ter Síndrome de Asperger; entenda

Vitor Paiva - 13/05/2021 | Atualizada em - 14/05/2021

Em aparição na TV o empresário sul-africano Elon Musk revelou que possui a Síndrome de Asperger, uma das condições do espectro de autismo. A revelação se deu durante sua participação no lendário programa de humor estadunidense Saturday Night Live, e provocou aplausos intensos da plateia presente no estúdio para o programa ao vivo, e reações na internet. “Eu nem sempre tenho muita entonação ou variação em como eu falo, o que me disseram que é bom para fazer comédia”, disse Musk, em sua fala para a abertura do programa. “Na verdade, estou fazendo história esta noite como a primeira pessoa com Asperger a apresentar o Saturday Night Live”, afirmou.

Elon Musk no SNL

Elon Musk durante a apresentação do SNL

-Elon Musk controla um quarto dos satélites que orbitam a Terra e vai lançar milésimo

Presidente da Tesla e da SpaceX, Musk é hoje um dos homens mais ricos e influentes do planeta, e a afirmação de sua condição em um dos programas de maior audiência da TV estadunidense foi celebrada – o mote cômico para revelar sua condição veio das polêmicas postagens que Musk eventualmente “comete” em seus perfis. “Eu sei que às vezes posto coisas estranhas, mas é assim que meu cérebro funciona”, afirmou. “Para qualquer um que tenha ficado ofendido, só quero dizer que reinventei os carros elétricos e estou mandando pessoas para Marte em um foguete. Você achou que eu também seria um cara normal e tranquilo?”.

Elon Musk no SNL

Musk interpretando um produtor em uma esquete do programa

-Garoto de 10 anos escreve poema poderoso sobre como é viver com Síndrome de Asperger

Em seus posts, Musk já questionou protocolos de segurança na pandemia e afirmou, por exemplo, o “direito” dos EUA em intervir em outros países. A relação, porém, entre a síndrome e eventuais posicionamentos políticos ou circunstanciais sugerida pela piada não possui qualquer respaldo científico.

Dan Aykroyd

Dan Aykroyd também foi parte do elenco de Os Caça-Fantasmas e The Blues Brothers

-Mãe recusa glamourização do autismo e causa polêmica: “Nunca desejaria a ninguém”

Nas redes, o pioneirismo de sua presença foi questionado, já que, segundo consta, o humorista Dan Aykroyd, que por diversas vezes apresentou o programa, também vive com Asperger, além de sintomas da Síndrome de Tourette. Aykroyd foi membro do primeiro elenco do programa de esquetes de humor, que estreou em 1975 para se tornar uma verdadeira instituição do humor nos EUA – e um dos mais longevos, populares e influentes programas de TV do país. O palco do Saturday Night Live, portanto, é uma plataforma relevante no cenário cultural estadunidense.

Elon Musk

Musk reveza com Jeff Bezos o título de homem mais rico do mundo

-Ambientalista Greta Thunberg é eleita ‘pessoa do ano’ pela revista Time

Uma das diversas condições que compõem o chamado Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a Síndrome de Asperger costuma apresentar, em intensidades diversas, sintomas como dificuldade de interação social, de comunicação, alterações comportamentais, além de capacidade diferenciada de processamentos de detalhes e informações em campos e temas variados. A condição revelada por Musk é a mesma que a jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg possui, e que afeta aproximadamente 0,5% da população mundial – equivalente a cerca de 37,5 milhões de pessoas.

Publicidade

© fotos: Getty Images


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.