Sustentabilidade

Esqueleto encontrado em praia pode ser de baleia enterrada há 12 anos

Redação Hypeness - 24/05/2021

Uma descoberta na praia da Barra do Una, em Peruíbe, no litoral de São Paulo, atraiu moradores e turistas curiosos no fim de semana. Foi encontrado no local nada menos do que o esqueleto gigante de uma baleia. De acordo com biólogo marinho Douglas Rey dos Santos, em entrevista ao G1, a ossada de quatro metros de comprimento pode ser da espécie baleia-de-bryde, que teria sido enterrada na mesma região há 12 anos. 

“Principalmente pelo fato das costelas, que ficam na coluna torácica, não estarem presentes e um osso separado ser muito semelhante ao quadril vestigial”, explicou o especialista. Ele prosseguiu, ainda ao G1, “talvez a baleia morreu e ficou boiando por muito tempo antes do encalhe e soterramento”, opinou após análise das imagens do esqueleto.

– Baleia encontrada em praia é 6ª a morrer encalhada em SC em 2020

– Vídeo registra o show de uma baleia com mais de 40 toneladas saltando na água

A ossada tem cerca de 4 metros

Volume da ossada chamou atenção de moradores e turistas

Uma equipe foi até a praia para verificar a ossada após moradores acionarem o Instituto Biopesca, uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e responsável pela gestão da praia onde a carcaça foi encontrada. 

– Imagens impressionantes mostram baleia de 23 metros encalhada em mar da Indonésia

A praia onde o esqueleto foi encontrado fica a 24,7 quilômetros de distância do centro de Peruíba, e está embaixo do guarda-chuva da Estação Ecologica Jureia – Itatins, sob responsabilidade da Fundação Florestal. A carcaça foi avistada por moradores da região, que compartilharam as imagens nas redes sociais.

Publicidade

Foto 1: Arquivo pessoal/Marcelo Rodrigues
Foto 2: Arquivo/Lelo Fotógrafo


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Onça-pintada vista com filhote é boa notícia para Mata Atlântica