Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Apesar de viver no mar, a baleia é um mamífero, grupo majoritariamente terrestre, e sua origem evolutiva vem justamente não das águas, mas do solo firme – onde vive e pisa o hipopótamo, por exemplo, seu parente atual mais próximo. O caminho dos cetáceos, ordem de mamíferos a qual pertence a baleia e os golfinhos, da terra para a água, porém, passa por um gênero animal chamado cientificamente de Indohyus, que pertence à família dos artiodátilos como as baleias, que mais parece um roedor, e que é o elo perdido e ponto mais antigo conhecido da evolução das baleias.
A baleia é o maior animal do mundo, mas seu ancestral mais antigo era do tamanho de um gato © Getty Images
-Mulher pode ganhar R$ 1,4 milhões por 6 kg de ‘vômito de baleia’ encontrado em praia
O Indohyus existiu há cerca de 48 milhões de anos na região onde hoje fica a Caxemira, entre a Índia e o Paquistão, e era semelhante aos trágulos, família de mamíferos que se encontra em florestas tropicais da África, da Índia e da Ásia, também conhecida como cervo-rato. Herbívoro e do tamanho de um gato doméstico, o Indohyus divide com a baleia um padrão de crescimento dos ossos que só se encontra nas duas espécies – e os sinais de adaptação à vida aquática e a presença de um revestimento espesso confirmam o ancestral parentesco.
Representação do Indohyus © Wikimedia Commons
-A baleia mais solitária do mundo não tem família, não pertence a um grupo, nunca teve um parceiro
A descoberta desse elo perdido se deu a partir do exame de fósseis realizado por cientistas da Universidade de Ohio, concluindo que o Indohyus era uma espécie de mini cervo que provavelmente vivia entre a terra e a água como os hipopótamos atuais – análise dos dentes dos animais sugere que ele se alimentava também de vegetais subaquáticos. A presença na água do animal milhões de anos atrás se dava por motivos ainda mais urgentes do que a alimentação, afirmam estudos.
O tragulidae, uma animal atual que se assemelha ao Indohyus © Wikimedia Commons
-Essa era a cara de algumas frutas e legumes há milhares de anos
Segundo consta, esse antigo parente da baleia começou a “entrar” na água para se proteger de possíveis predadores terrestres – suas habilidades aquáticas só foram desenvolvidas em eras posteriores. “O que é muito importante sobre esses fósseis é que confirmam a hipótese de que os ancestrais dos cetáceos se tornaram semi-aquáticos antes de evoluir os dentes para se tornarem especialistas em comer peixe”, diz o paleontólogo Jonathan Geisler, da Universidade Georgia Southern University. Quem diria, portanto, que o mais antigo parente do maior animal do mundo era do tamanho de um gatinho.
O Indohyus é considerado o elo perdido da evolução da terra para a água das baleias © Getty Images
Publicidade
Focas são animais tão fofos que são capazes de abraçar mergulhadores e curtir muito bichinhos de pelúcia - ok,...
É muitas vezes o preconceito que impede pessoas que realmente precisam de ajuda de procurarem terapeutas e...
A primeira lua cheia do mês de junho, que foi batizada de Strawberry Moon (ou Lua de Morango) vai aparecer nesta...
Se as famílias chamadas "reais", ligadas aos poderes monárquicos em todo o mundo, costumam se portar feito fossem...
Um grupo de especialistas encontrou uma bolsa com cerca de 1000 anos recheada de substâncias psicoativas dentro. O...
Uma escavação em Fenstanton, um vilarejo no condado de Cambridgeshire, a leste da Inglaterra, resultou em uma das...
Aos poucos, com a legalização da maconha em diversos pontos do mundo, vai se redescobrindo aquilo que a sabedoria...
Até hoje nenhum humano jamais pisou em Marte, deixando isso somente para sondas e robôs, mas a curiosidade sobre o...
Se você manteve relações fora de um relacionamento monogâmico – as chamadas “traições” – e decidiu por...