Sustentabilidade

Estratosfera está diminuindo por causa da emissão de gases do efeito estufa, diz estudo

12 • 05 • 2021 às 16:47
Atualizada em 12 • 05 • 2021 às 19:26
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Pesquisadores da Universidade de Vigo que estudam a atmosfera terrestre observaram que a estratosfera, camada da atmosfera que acima da nossa, está encolhendo por causa do aumento das emissões de carbono ao redor do mundo do todo.

– Tsunami no Alasca é efeito de mudança climática e pode ameaçar o Ártico e o planeta

Emissões de carbono – majoritariamente impulsionada por queima de combustíveis fósseis – está empurrando a estratosfera e pode danificar sistemas de satélite e rádio do planeta

Após medições, os pesquisadores acabaram percebendo que a troposfera, camada mais baixa da atmosfera, acabou se expandindo para cima, empurrando a estratosfera para cima e, consequentemente, diminuindo seu tamanho.

– NASA mostra o antes e o depois de pontos do planeta afetados pelas mudanças climáticas

“Os resultados são chocantes”, afirmou ao The Guardian o cientista Juan Añel, que assina o estudo. “Isso prova que estamos mexendo com uma faixa de 60 quilômetros de atmosfera”.

Desde os anos 80, a estratosfera perdeu 400 metros e, segundo os pesquisadores, caso as emissões de carbono não sejam reduzidas em breve, isso pode causar uma redução de mais um quilômetro até o ano de 2080.

Mas aí, meu caro amigo, você se pergunta: de que forma isso pode impactar a minha vida? Segundo os pesquisadores, essas alterações podem acabar atrapalhando muito dos serviços tecnológicos que usamos hoje em dia.

– Saiba o que causou o fechamento do maior buraco já registrado na camada de ozônio do Ártico

Troposfera está empurrando a estratosfera para cima e isso pode causar problemas graves a serviços de telecomunicação

“Isso provavelmente pode afetar a trajetório de satélites, o tempo de suas órbitas e suas voltas ao solo, além da propagação de ondas de rádio, além de todo o sistema de Global Positiong System (GPS), ou outros sistemas de navegação baseados em satélites”, afirmam os pesquisadores no estudo divulgado ao Guardian.

 

Publicidade

Fotos: © Getty Images Foto 2: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness