Inspiração

Eva Wilma fez teste para filme de Hitchcock e brigou em português com diretor de ‘Psicose’

Redação Hypeness - 19/05/2021 às 09:48 | Atualizada em 20/05/2021 às 10:45

Você sabia que Eva Wilma quase participou de um filme de Alfred Hitchcock? Não apenas isso, mas que chegou a discutir em português com o diretor de “Psicose”. A lembrança da atriz, que nos deixou no último dia 15 de maio, começa com um teste para participar do filme “Topázio” (1969).

O depoimento está registrado em um vídeo que integrou a exposição “Hitchcock – Bastidores do Suspense”, que ficou em cartaz em 2018, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.


“Nunca tinha ido sozinha nem até Pirituba, fui sozinha até Los Angeles”, brinca Vera no início do vídeo. Ela conta como era o estúdio, uma casa que tinha ares de suspense – como condiz com o diretor. Vera chegou então para fazer o teste para o papel da cubana Juanita.

Seu primeiro contato com Hitchcock já começou de forma estranha. Ela tinha um dente mais para trás que os outros, um detalhe charmoso e bastante sutil. Mas ouviu ele perguntou ao maquiador “o que é que nós vamos fazer em relação ao dente dela?”.

Os trabalhos começaram então com o setor da caracterização e maquiagem. Ali, mais um detalhe: ela teria que aceitar usar seios postiços. “Fiquei indignada, mas o maquiador me acalmou dizendo que depois de um ano ou dois eu conquistaria o direito de não usá-los”, conta rindo.

No dia do teste, ela se emocionou ao ver um trailer com seu nome: “Fiquei olhando, me sentindo tão importante”. Ela então entrou no cenário e observou muitos técnicos de cabelos brancos. “Não sei se é romantismo meu (…) Fiquei muito admirada, no grande bom sentido, por que em geral nos países novos se despreza os mais maduros, os idosos e lá estavam todos na ativa para valer”, conta.

Hulton Archive/Getty Images

Hulton Archive/Getty Images

A entrada de Hitchcock no estúdio foi acompanhada de aplausos. “Ele era muito vaidoso, fantástico. E todo mundo estimulava isso”. Começaram então as 3 fases do teste, todas no mesmo dia.

Na última, o diretor pediu para que Eva improvisasse algumas falas com ele e a câmera bastante próximos dela. Seu inglês era bom, mas as perguntas e o tom dele acabaram deixando a atriz constrangida e irritada, até por que estava lá o dia todo falando em uma língua que não era a sua.

Supreendentemente ele disse “responde na sua língua”, o que ela fez até o final do teste. Depois de alguns meses ela foi informada que quem levou o papel de Juanita foi a atriz alemã Karin Dor.

Publicidade

Eva Wilma: Arquivo Pessoal


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness