Sustentabilidade

Filhote de baleia será sacrificado depois de encalhar no Rio Tâmisa

Redação Hypeness - 12/05/2021

Autoridades ambientais do governo britânico decidiram praticar a eutanásia em um filhote de baleia Minke que estava encalhada no oeste de Londres, no rio Tâmisa. O mamífero aquático estava perdido e muito debilitado, sem chance de voltar a ter uma vida normal em águas oceânicas.

– Baleias encantam com nado nas proximidades de praia de SC; veja fotos

As baleias minke são bastante comuns no Atlântico Norte, mas, como você imagina, não deveriam estar em Londres. A baleia estava completamente desorientada e muito machucada, a cerca de 150 quilômetros do mar, seu habitat natural.

Filhote de baleia que estava perdido e machucado dificilmente conseguiria se recuperar e foi sacrificado ‘para evitar o sofrimento’, afirmam as autoridades ambientais britânicas

Os cientistas avaliaram as condições de sobrevivência da baleia e perceberam que, mesmo sendo devolvida ao mar, ela rapidamente iria encalhar de novo e morreria de forma trágica. Por isso, as autoridades ambientais da Inglaterra decidiram dar fim ao sofrimento do animal.

– União popular salva mais de 100 baleias encalhadas e evita tragédia histórica

“Ele está muito, muito perdido. Seria como encontrar um camelo no Polo Norte“, afirmou Marin Garside, porta-voz da Autoridade Portuária de Londres, em uma coletiva.

O pior é que se tratava de um filhote. As baleias minke costumam ter cerca de 9 metros de comprimento, mas o filhote encontrado em Londres tinha cerca de quatro metros, o que tornou a situação ainda mais difícil para os profissionais envolvidos.

A baleia recebeu uma injeção letal às 18 horas de uma segunda-feira. A substância foi ministrada por um membro da Sociedade de Zoólogos de Londres.

– Mortes de baleias e golfinhos em Santa Catarina preocupa cientistas

“É muito difícil entender porque as baleias podem acabar nessa situação. Muitas vezes elas acabam perto da costa por acidente, ou acabam sendo carregadas por redes, mas geralmente é porque elas estão bastante doentes ou feridas. E infelizmente, não temos como fazer muito nessa situação”, disse Dan Jarvis, um dos oficiais da marinha britânica.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Planta que aponta para origem da Mata Atlântica pode sumir para sempre