Ciência

Foguete com descida descontrolada para a Terra acende alerta para possível colisão

Redação Hypeness - 05/05/2021

Este ano não está fácil para ninguém – ou para nada. Um foguete lançado ao espaço pela China na última quarta-feira (28) está fora de controle em órbita. Especialistas se preocupam com o risco de colisão diante das chances de uma reentrada caótica na atmosfera terrestre em evento previsto para esta semana. 

O foguete chinês colocou em órbita o primeiro módulo, “Tianhe”, da nova estação espacial do país. O que deu errado na missão foi o estágio central massivo deste foguete, conhecido como CZ-5B, que, infelizmente, também acabou em órbita.

– Astronautas da Nasa retornam à Terra após 6 meses; veja vídeo de histórico pouso no mar 

Foguete com descida descontrolada para a Terra acende alerta para possível colisão

– NASA está mais perto de fazer contato alienígena mas cientista tem receio: ‘É uma péssima ideia’ 

Rastreadores de radar que estão na Terra revelaram que o núcleo de 30 metros de altura está caindo do espaço sem controle algum das autoridades espaciais da China. O cenário impede a realização da queima de órbita – processo que garantiria uma reentrada segura na atmosfera da Terra.

O foguete pesa mais de 20 toneladas e seus destroços podem ir parar em uma área povoada. Andrew Jones, da SpaceNews, informou em comunicado que ele e outros especialistas acreditam, contudo, que as partes não irão espirrar em águas oceânicas remotas. O problemas é que sua trajetória atual também passa por áreas urbanas no extremo norte do estado de Nova York e no extremo sul da Nova Zelândia, relata Jones.

A China já foi criticada pela comunidade científica mundial quando estreou o CZ-5B, em maio de 2020, em lançamento que também colocou o impulsionador central em uma órbita descontrolada. Não é incomum que as peças do foguete falhem ao “desorbitar” com segurança. 

Publicidade

Foto: Reprodução/Administração Espacial Nacional da China


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Maquiagem pode ter químicos ligados ao câncer, aponta estudo