Arte

Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT

Vitor Paiva - 05/05/2021 | Atualizada em - 12/05/2021

As imagens da última sessão de fotos da vida do compositor e cantor Kurt Cobain irão a leilão em formato de token não-fungível, os célebres NFTs. O anúncio foi feito por Jesse Frohman, fotógrafo por trás da sessão que registrou o lendário líder do Nirvana, tanto sozinho quanto ao lado de seus companheiros de seus companheiros de banda, Dave Grohl e Krist Novoselic, no final de 1993 – cerca de seis meses antes da morte de Kurt.

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

Kurt Cobain tirou a própria vida em 5 de abril de 1994

-Violão de Kurt Cobain é leiloado como o mais caro da história por motivo político

A notícia foi dada pelo Twitter, mas um site completo com informações e imagens foi posto no ar para melhor detalhar os tramites e pormenores do leilão. Algumas fotos dessa sessão são conhecidas e celebradas como históricas, mas para o “The Last Session NFT”, foram reunidas as 104 imagens registradas no dia, algumas em formato polaroide e muitas fotos raras ou mesmo jamais vistas pelo grande público.

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

Frohman só descobriu que essa era a última sessão anos depois

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

As fotos foram tiradas cerca de seis meses antes da morte de Cobain

-O último autógrafo de Kurt Cobain pode ter previsto data de sua morte?

“‘The Last Session NFT’ é uma exploração artística sobre as maneiras que a evolução das formas de mídia e tecnologia podem ser usadas para manter uma lenda como Cobain viva e celebrar seu impacto na música e nas gerações”, afirmou o fotógrafo. O token levado ao leilão é formado pelas 104 imagens como, segundo Frohman, “um único e indivisível NFT” reunido em uma coleção, para permanecer como “uma marca completa do legado e do impacto de Cobain”.

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

Trata-se de imagens da última sessão profissional de Cobain e do Nirvana

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

As imagens trazem também a banda tocando

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

Foi o próprio Kurt quem levou as roupas que usou nas fotos

-Kurt Cobain e Courtney Love são puro amor neste raro ensaio de 1992

O leilão teve início às 12h do dia 03 de maio, e vai até às 19h do dia 07 de maio, e não se restringe ao NFT da última sessão: Frohman também está lançando outros dois tokens intitulados respectivamente em tributo a dois discos de estúdio da banda, “In Utero” e o lendário “Nevermind”, formados por duas seleções de imagens. A coleção “In Utero” reúne 20 imagens exclusivas, e cada uma delas contém 5 NFTs – já “Nevermind” é formada por 10 NFTs vendidos separadamente, cada um batizado com o título de uma faixa do disco.

Fotos de Kurt Cobain e do Nirvana por Jesse Frohman

Além de Kurt, o Nirvana era formado pelo baixista Krist Novoselic (sentado à esquerda) e o então baterista Dave Grohl (sentado à direita)

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

À época o Nirvana já era a maior banda do mundo

-NFT levanta debate ético ao prometer destruição de obra de Basquiat ao comprador

O leilão está sendo cobrado na criptomoeda Etherium, e o lance inicial para o “The Last Session NFT” foi de 27,27 ETH – equivalente a cerca de R$ 400 mil –  mas no momento da publicação dessa reportagem, um lance havia elevado o valor a 50,0 ETH, ou cerca de R$ 935 mil. Segundo o fotógrafo, parte do valor arrecadado será doado para a fundação Jed Foundation, organização que trabalha com saúde mental de jovens e adultos, especialmente da comunidade LGBTQI+, há anos apoiada pela família de Kurt Cobain.

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

Kurt e sua banda haviam lançado recentemente “In Utero”, terceiro disco de estúdio do Nirvana

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

A tecnologia NFT vem sendo especialmente aplicada no mercado de música

Os detalhes do leilão e das coleções podem ser vistos no site do leilão.

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

O disco “Nevermind” completa 30 anos em 2021

Publicidade

© fotos: Jesse Frohman


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype em casa: Zélia Duncan, MC Carol, As Baías e o Dia do Cinema Nacional