31 • 05 • 2021 às 10:39
Atualizada em 29 • 04 • 2022 às 15:46
Vitor Paiva• RedatorVitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.
Quem tem um gato em casa sabe do amor dos bichanos pelas caixas ou tudo que for quadrado: basta ver algo no formato para que o felino se apresse a se sentar ou se deitar no espaço, preferindo costumeiramente a caixa onde um brinquedo foi trazido do que o próprio brinquedo para sua diversão. Pois um estudo realizado por pesquisadores da universidade City University of New York comprovou aspectos curiosos da obsessão dos gatos por se encaixar em tal forma geométrica – comprovando inclusive que os animais podem “cair” no truque de ilusões de ótica, e se sentar em quadrados que não estão de fato lá.
Publicado na revista Applied Animal Behaviour Science, o estudo utilizou “ilusões” provocadas por fitas de cor preta coladas ao chão: uma em forma de um quadrado completo, e mais duas “sugerindo” quadrados através de quatro figuras em formato similar a um pac-man – uma com as figuras de frente umas pras outras, e a terceira ainda mais “ilusória” sugestão, com os pac-mans de costas. A estrutura era então montada em um quarto, ao qual os donos dos animais trouxeram os felinos, para ver de que forma os gatos se comportariam diante das formas coladas ao chão.
Para ter certeza de que os bichos não seriam “guiados” pelo olhar de seus humanos, foi recomendado às pessoas que participaram do experimento que usassem óculos escuros. Os testes duravam cinco minutos, e registravam, por dia, se o animal escolhia se sentar em algum dos quadrados sugeridos, e qual: o resultado comprovou que, como nós, os nossos amigos felinos também se iludem com as ilusões óticas provocadas pelas fitas. A pesquisa foi liderada por Gabriella E. Smith, que celebrou a publicação com o ilustrativo GIF abaixo.
Ao longo de seis dias, os gatos entraram em uma das formas 16 vezes: o quadrado completo foi o preferido por 8 vezes, seguido pelo quadrado sugerido pelos pac-mans de frente escolhida 7 vezes: a forma com os pac-mans de costas um para os outros só foi escolhida por um gato uma única vez. 500 gatos foram selecionados para o experimento, que foi completado por 30 animais – comprovando que os felinos também são enganados por ilusões de ótica. A escolha de realizar o experimento nas casas e não em laboratórios se dão com a finalidade de não perturbar os animais.