Ciência

Gatos amam se aninhar em quadrados mesmo se tratando de uma ilusão de ótica, comprova experimento

Vitor Paiva - 31/05/2021

Quem tem um gato em casa sabe do amor dos bichanos pelas caixas ou tudo que for quadrado: basta ver algo no formato para que o felino se apresse a se sentar ou se deitar no espaço, preferindo costumeiramente a caixa onde um brinquedo foi trazido do que o próprio brinquedo para sua diversão. Pois um estudo realizado por pesquisadores da universidade City University of New York comprovou aspectos curiosos da obsessão dos gatos por se encaixar em tal forma geométrica – comprovando inclusive que os animais podem “cair” no truque de ilusões de ótica, e se sentar em quadrados que não estão de fato lá.

Gato dentro de caixa

Todo dono de gato conhece o curioso apreço dos animais por formatos quadrados © Getty Images

-Jogo da memória desafia participantes a encontrar o gato e seu dono

Publicado na revista Applied Animal Behaviour Science, o estudo utilizou “ilusões” provocadas por fitas de cor preta coladas ao chão: uma em forma de um quadrado completo, e mais duas “sugerindo” quadrados através de quatro figuras em formato similar a um pac-man – uma com as figuras de frente umas pras outras, e a terceira ainda mais “ilusória” sugestão, com os pac-mans de costas. A estrutura era então montada em um quarto, ao qual os donos dos animais trouxeram os felinos, para ver de que forma os gatos se comportariam diante das formas coladas ao chão.

Os formatos utilizados no experimento

Os formatos utilizados no experimento © Divulgação/Science Direct

Gatos dentro de quadrados

A incrível resposta dos animais às fitas presas ao chão © Divulgação/Science Direct

-Uma ilusão de ótica faz com que você veja essas figuras paradas em movimento

Para ter certeza de que os bichos não seriam “guiados” pelo olhar de seus humanos, foi recomendado às pessoas que participaram do experimento que usassem óculos escuros. Os testes duravam cinco minutos, e registravam, por dia, se o animal escolhia se sentar em algum dos quadrados sugeridos, e qual: o resultado comprovou que, como nós, os nossos amigos felinos também se iludem com as ilusões óticas provocadas pelas fitas. A pesquisa foi liderada por Gabriella E. Smith, que celebrou a publicação com o ilustrativo GIF abaixo.

-Estes bolos geométricos são tudo na vida de quem é de virgem ou capricórnio

Outro exemplo de gato que "caiu" na ilusão de ótica quadrada

Outro exemplo de gato que “caiu” na ilusão de ótica quadrada © Twitter/Gabriella E. Smith

Ao longo de seis dias, os gatos entraram em uma das formas 16 vezes: o quadrado completo foi o preferido por 8 vezes, seguido pelo quadrado sugerido pelos pac-mans de frente escolhida 7 vezes: a forma com os pac-mans de costas um para os outros só foi escolhida por um gato uma única vez. 500 gatos foram selecionados para o experimento, que foi completado por 30 animais – comprovando que os felinos também são enganados por ilusões de ótica. A escolha de realizar o experimento nas casas e não em laboratórios se dão com a finalidade de não perturbar os animais.

Gato dentro de uma caixa

Gatos e caixas são uma eterna história de amor – comprovada pela ciência © Getty Images

 

 

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Consumo alto de café está associado a maior risco de demência, diz estudo