Arte

HQ plurilingue ajuda a preservar língua indígena de sinais inédita e autônoma

Redação Hypeness - 04/05/2021 | Atualizada em - 05/05/2021

Ivan Souza, estudante de letras-libras na Universidade Federal do Paraná, decidiu fazer seu trabalho de conclusão de curso em grande estilo: ele é o produtor da HQ ‘Sol: a pajé muda‘, uma história em quadrinhos plurilíngue que traz a língua de sinais dos indígenas da etnia terena.

– HQ coloca racistas em casa-grande assombrada por passado de escravidão

HQ serve para registrar história dos terena, mas também para mostrar a importância das línguas de sinais

Sol: a pajé surda ou Séno Mókere Káxe Koixómuneti, em língua terena, conta a história de Káxe, uma anciã indígena que cumpre papel de pajé (ou Koixómuneti), mas que é surda. Após ser procurada para fazer uma benção por conta de um parto, ela revela, em língua de sinais, o destino do povo terena.

– ‘Boa Sorte’: HQ inspira ao debater descoberta, aceitação da sexualidade e enfrentamento do luto

“A história mostra um pouco da rica cultura desse povo, as situações, consequências e resistência após o contato com o povo branco”, revela Ivan Souza à revista da UFPR.

A ideia da obra era não somente contar uma narrativa em diversas línguas – a obra está disponível na língua terena, em português, na Língua Brasileira de Sinais e em inglês -, mas também criar um sinalário para que os verbetes da língua terena em sinais.

“Esse é mais um material disponível para os terena ensinarem sua história de forma acessível a ouvintes e surdos. É importante também para mostrar à sociedade como existem povos, culturas, identidades e línguas diferentes no país. E que essa diversidade precisa ser respeitada, preservada e valorizada”, afirma Souza.

A obra de Souza faz parte do projeto ‘HQ’s sinalizadas’, da UFPR, que busca valorizar e pluralizar o acesso às línguas de sinais através dos quadrinhos. As obras vêm junto de vídeos sinalizados e legendados, para garantir acessibilidade a todos os consumidores.

– HQ de guardiões da floresta Amazônica lança campanha para lançar edição de luxo

“Só podemos preservar aquilo que é registrado e esse é um dos nossos objetivos, preservar uma pequena parte da história do povo terena por meio da HQ”, afirma Souza.

Publicidade

Fotos: Divulgação/UFPR


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Obra de Picasso precisou de 19 minutos para ser vendida por mais de R$ 500 milhões