Ciência

Iceberg com 3 vezes o tamanho de SP se separa na Antártica

Redação Hypeness - 20/05/2021 às 13:15

O iceberg A-76 se descolou do continente antártico e segue em direção ao mar. O bloco de gelo que tem três vezes o tamanho da cidade de São Paulo e oitenta vezes o tamanho de Manhattan se torna o maior iceberg do mundo. As informações são da ESA, a Agência Espacial Europeia.

Iceberg A-74, um dos maiores blocos de gelo do continente antártico registrado pelos seres humanos indo em direção ao mar

O a-76 se desligou nessa quarta-feira da plataforma de gelo de Filchner-Ronne, que fica no mar de Weddell. O gigante de gelo tem 170 quilômetros de comprimento e 25 quilômetros de largura. É, mais ou menos, 10 vezes maior do que Ilhabela, no litoral de São Paulo.

– Iceberg cai, literalmente, sobre a cabeça de exploradores no Ártico e vídeo impressiona 

Segundo os cientistas, entretanto, o descolamento desse iceberg não é considerado parte do aquecimento global e nem irá causar impacto no nível do mar. Isso porque as plataformas de gelo são diferentes das geleiras. As plataformas de gelo flutuam sobre o mar e são muito menos densas que as geleiras.

A Agência Espacial Europeia afirma que o gigante de gelo foi registrado pela primeira vez por Keith Makinson, oceanógrafo polar que faz parte do centro britânico de Pesquisas Antárticas, na semana passada.. Posteriormente, o descolamento do gigante de gelo foi confirmado peço Instituto Nacional do Gelo dos Estados Unidos utilizando registros do satélite Copernicus Sentinel-1.

– Nasa encontra iceberg com formato ‘perfeito’ na Antártida

Segundo os especialistas, o descolamento do A-76 faz parte de um processo cíclico das plataformas de gelo e não foi causado pela mudança climática, diferentemente do derretimento das geleiras polares.

O nome A-76 se dá porque esse é o 76º iceberg registrado a se desligar da região ‘A’, da Antártica. Caso ele se despedace, novos nomes serão dados às suas partes.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness