Debate

Instituto Samuel Klein suspende atividades após acusações de crimes sexuais contra fundador das Casas Bahia

Redação Hypeness - 17/05/2021

Os netos de Samuel Klein, fundador das Casas Bahia, anunciaram a suspensão das atividades do Instituto Samuel Klein, fundação de filantropia iniciada após a morte do magnata do varejo. A decisão foi tomada depois dezenas de denúncias de assédio sexual, estupro e coerção de menores contra Klein serem reveladas por uma reportagem da Agência Pública.

– Ana Maria Braga, ao revelar assédio sexual de diretor, coloca por terra fala de Boni sobre ‘folclore’

Estupro de menores de idade e complexo esquema de aliciamento; denúncias derrubam imagem de ‘rei do varejo’

Além das denúncias contra o fundador das Casas Bahia, que envolvem, inclusive, sexo com uma menina de nove anos de idade, o sobrenome Klein também está manchado pelo filho do fundador, Saul Klein, que é acusado em 32 casos de estupro e foi flagrado em áudio confessando ter gasto R$ 800 mil para silenciar as vítimas.

Entenda: Filho de fundador das Casas Bahia é investigado por estupro e aliciamento 

Em nota, o Instituto Samuel Klein afirmou que irá suspender suas atividades em novos projetos, mas que manterá os apoios às iniciativas apoiadas pela fundação que estão em curso.

“Essa decisão é parte de um processo de profunda reflexão e consequente transformação e ressignificação para os nossos futuros objetivos. Ressaltamos desde logo que não iremos contemporizar com qualquer atitude, de quem quer que seja, que não se alinhe com os nossos valores de ética e integridade”, afirma o documento.

– Fernando Cury passa a mão em seio de deputada que pede cassação imediata

Em entrevista à Folha de São Paulo, uma representante do Instituto Fazendo História, que acolhe crianças de 0 a 3 anos que são destinadas à adoção, afirmou que a situação é complexa. A organização era apoiada pelo Instituto Samuel Klein.

“Eles vão manter os apoios sem divulgação da marca compreendendo os danos reputacionais de estar vinculado ao instituto neste momento. Não é uma situação fácil, mas estamos apoiando o instituto a encontrar o seu novo lugar. Não dá para seguir como antes nem apenas mudar de nome”, afirmou.

Samuel Klein morreu em 2014, aos 91 anos, e o instituo que carrega seu nome foi fundado após a sua morte. Entretanto, seu lago de ‘Rei do Varejo’ caiu por terra após as diversas denúncias de mulheres que foram abusadas sexualmente por ele durante a infância e a adolescência.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.