Tecnologia

Internet Explorer será desativado no ano que vem; navegador se tornou meme nas redes

Redação Hypeness - 25/05/2021 | Atualizada em - 27/05/2021

A Microsoft anunciou que a partir de junho de 2022 o nosso querido, saudoso, maravilhoso (e um pouco lento) Internet Explorer deixará de funcionar no sistema operacional do Windows 10. O anúncio foi feito na semana passada e aponta que a aposta da gigante será no Edge, navegador desenvolvido pela Microsft em 2015.

– Tinder bloqueia Orkut, que reclama no Twitter. E internet pira

Nosso saudoso Internet Explorer vai ficar apenas na memória dos dinossauros da web

Desde 2009, o Internet Explorer foi sendo substituído pelo Chrome, navegador da Google que domina os desktops e smartphones Android ao redor do planeta.

– ICQ, MSN e telefone fixo: museu reúne acervo com sons da sua infância

“Estamos anunciando que o futuro do Internet Explorer no Windows 10 está no Microsoft Edge”, afirmou Sean Lyndersay, diretor do Microsoft Edge em uma nota. “O Internet Explorer 11 para desktop será aposentado e perderá sua utilidade em 15 de junho de 2022 em várias versões do Windows 10”, completou.

O Internet Explorer foi um marco da inclusão digital e até 2009 dominava 60% dos acessos à internet por navegador.

A morte do Internet Explorer é observada por muitos com nostalgia; o navegador fez parte da juventude e infância de milhões de pessoas no planeta e mostra que a fase de ouro da internet – que era anterior à giganteza das big techs – está morrendo aos poucos. Junto do Orkut, do MSN e do ICQ, ele se torna mais um dos dinossauros da rede mundial de computadores que desaparecerá.

Entre a segunda metade da década de 2000 e o início dos anos 2010, dois navegadores ganharam preponderância: o Chrome, de código aberto, que é a base para o Edge da Microsoft, e o Safari, popularizado através dos computadores Mac e dos iPhones.

– Yahoo respostas sai do ar em maio e marca fim de uma era na internet

A partir de agora, o Internet Explorer deixa de ser utilizável e se soma aos fósseis de um passado distante da internet, repleto de nostalgia e estética. Mas não é a toa que ele caiu em desuso; até hoje, Internet Explorer é sinônimo de lentidão na navegação. Mas hoje lembramos da lentidão com certo carinho. Eram, definitivamente, tempos mais simples.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.