Debate

iPhone tem atalho que pode combater violência policial: ‘Ei Siri, tô tomando um enquadro’

04 • 05 • 2021 às 15:09
Atualizada em 04 • 05 • 2021 às 15:34
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


O engenheiro de software Bruno Dombidau criou um atalho para Siri que prepara o seu smartphone para uma abordagem policial. O jovem desenvolveu um comando de voz capaz de disponibilizar diversas medidas de segurança para pessoas que estão passando por uma interação com a polícia.

Trata-se do “Ei Siri, tô tomando um enquadro”, que garante diversas funções ao cidadão que deseja se proteger da violência policial.

– Jovem negro denuncia violência da Polícia Militar com ensaio fotográfico poderoso

Siri vai trazer ajuda para pessoas que estão em abordagens policiais

Com o atalho, o celular reduz seu brilho para o mínimo, volume em zero, inicia a gravação de um vídeo, compartilha sua localização com um contato de confiança através de uma mensagem e envia uma cópia do vídeo a um e-mail de sua preferência.

A ideia é fazer com que as abordagens policiais sejam registradas de forma segura sem que a vítima seja sancionada por isso.

– Como o racismo algoritmo se vale da ausência de negros na tecnologia

Para baixar o atalho, basta ir em “Ajustes” no seu iPhone, escolher “Atalhos”, permitir “Atalhos não confiáveis”. Então, baixe o atalho. Ali, você vai poder configurar quais contatos receberão a sua mensagem, com qual câmera do seu celular você deseja gravar e quem será o destinatário do vídeo.

Bruno Dombidau afirmou que criou o atalho a partir “da necessidade de garantir mecanismos alternativos de segurança para a população”, por conta da “falta de confiança da própria população no Estado, que deveria cumprir o papel de garantir o respeito às liberdades civis através dos direitos humanos e pelas garantias fundamentais”.

Confira a publicação original de Bruno:

https://www.instagram.com/p/CN3TO2hFUPR/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

Leia também: Racismo algorítmico: o que é e quais são os impactos da discriminação racial na tecnologia

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Canais Especiais Hypeness