Criatividade

Lacrosse: o esporte mais antigo da América do Norte tem raízes indígenas

Redação Hypeness - 28/05/2021 | Atualizada em - 01/06/2021

Você conhece o Lacrosse? Esse esporte não é muito popular no Brasil, mas é relativamente comum nos EUA e no Canadá. Hoje praticado majoritariamente por comunidades brancas, ele é originário dos ‘jogos de bola’ de indígenas da América do Norte, em especial dos povos da costa leste do que atualmente são os Estados Unidos da América.

– A habilidade dos índios brasileiros com o arco e flecha faz nascer atletas olímpicos 

Lacrosse feminino praticado em ligas universitárias dos EUA em 2021

O lacrosse é um jogo relativamente similar ao futebol, em que todos os jogadores possuem uma espécie de taco/rede onde se carrega a bola. O jogo é dividido em times de dez jogadores (sendo um deles o goleiro) e ganha quem fizer mais gols. O lacrosse chegou a ser praticado em duas Olimpíadas de Verão, as de 1904 e 1908.

– Ilha devolvida a indígenas na Califórnia é vitória sem precedentes na luta por direitos dos povos originários 

Entretanto, a origem desse jogo data de antes do século 17. Os jogos de bola dos povos indígenas da costa leste consistiam em partidas entre diferentes povos. O lacrosse era praticado sem regras definidas. Geralmente, elas costumavam ser estabelecidas um dia antes do embate.

Geralmente, os embates consistiam em partidas entre 100 e 1000 homens, em campos sem limite definido. As mulheres tinham sua versão própria do jogo, chamada amtahcha. O curandeiro dos povos indígenas tinha a função de técnico e o jogo tinha uma função de adoração ao ‘Criador’, segundo historiadores do Lacrosse.

– A colonização europeia matou tantos indígenas que mudou a temperatura da Terra

Os jogos tinham valor para mediar conflitos entre as seis nações iroquesas. Após o fim do jogo, danças cerimoniais eram celebradas em comemoração ao esporte.

Indígenas da América do Norte com os tacos para a prática do Lacrosse

Posteriormente, missionários franceses condenaram o jogo indígena e a prática foi proibida em regiões como a atual Lousiana. Entretanto, posteriormente, colonizadores britânicos gostaram da ideia do esporte implantaram regras similares aos dos esportes europeus, como o futebol de associação e o rugby.

– Estado dos EUA troca ‘Dia de Cristóvão Colombo’ por ‘Dia dos Indígenas’ 

No século 20, o desporto acabou ficando popular entre universitários e ganhou modalidades indoor e outdoor, se tornando bastante competitivo e sendo muito praticado até os dias de hoje no Canadá e nos EUA.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Homem que comeu 15 pratos em rodízio é ‘convidado a se retirar’ de restaurante