Sustentabilidade

Lobo-guará é visto circulando em cidade do MT; animal está ameaçado de extinção

Redação Hypeness - 26/05/2021 às 14:13 | Atualizada em 26/05/2021 às 15:12

A visita de um lobo-guará ao centro de Sinop, no Mato Grosso, foi considerada ilustre. A espécie, que é símbolo da nota de R$ 200, está na lista de animais vulneráveis do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – ou seja: está ameaçada de extinção

Admirados com a presença do bicho nas ruas da cidade, moradores da região fizeram vídeos e publicaram nas redes sociais. Em algumas das publicações, é possível ver o lobo-guará próximo a uma escola estadual.

– Caçadores exibem e celebram o genocídio de animais silvestres mortos em grupos do Facebook

– Bióloga brasileira ganha prêmio internacional por evitar morte de animais em rodovias

Testemunhas disseram ter visto o bicho perto de uma estrada e temem pelo risco de vida dele

Moradores da região falaram ao G1 sobre terem tentado contato com bombeiros para o resgate do animal, mas ainda não tiveram resposta. Algumas publicações nas redes sociais pedem ajuda para encontrar o lobo-guará e levá-lo para um local seguro, fora da cidade. 

– Onça-parda fica presa em cercado de pavões; veja vídeo

Lobo-guará na nota de R$ 200. Já viu?

Descaso da população 

Uma pesquisa de 2005 revelou que a interferência do homem é o principal motivo para a ameaça de extinção contra o lobo-guará. O animal é capturado por donos de propriedades rurais, que dizem proteger aves e pequenos animais. Há também a caça para a retirada dos olhos do bicho como amuleto. Antes das pesquisas, cientistas e ambientalistas acreditavam que a diminuição da população do lobo-guará no Brasil era decorrente da perda de habitat. 

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/Youtube/foto 2: Raphael Ribeiro/BC/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness