Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Desde o dia 12 de maio, o Brasil é uma das regiões da Terra que está recebendo uma intensa radiação solar. A atividade fora do comum é fruto de duas grandes explosões solares que começaram no dia 9 e foram detectadas pela Nasa. A Islândia, o Alaska, algumas regiões do Reino Unido e outras em altas latitudes também são alvo.
– Tempestade solar: que efeitos teria hoje o evento que causou um apagão no Canadá em 1989
A tempestade foi detectada por uma sonda da Nasa conhecida como SOHO, sigla para “Solar and Heliospheric Observatory”. Ela foi lançada ao espaço em 1995 e desde então acompanha “de perto” os movimentos do Sol. Por intermédio de um instrumento chamado de “Large Angle and Spectrometric Coronagraph” (Lasco), a Nasa consegue obter registros do Sol sem a interferência da luz do astro.
Ainda maior do que a radiação enviada à Terra é aquela que chegou a Marte. A tempestade que atingiu o Planeta Vermelho irrompeu de uma região do Sol conhecida como AR 12822.
– Imagens inéditas de sonda da Nasa mostram ‘fogueiras’ na superfície do Sol
Especialistas avaliam a intensidade das tempestades solares a partir de uma escala, assim como é feito com os terremotos e a escala Richter. As explosões solares menores são classificadas como A. A sequência segue para B, C, M e X, sendo esta última a mais forte.
De uma letra para a outra há um aumento de 10 vezes na produção de energia. Ou seja: uma explosão solar de X é dez vezes maior que a de M e 100 vezes maior que a de C. Para cada letra, há ainda uma subdivisão de 1 a 9.
No fim do ano passado, o Sol entrou no que os cientistas chamam de ciclo 25 de sua vida. Espera-se que ele atinja o pico de sua atividade no ano de 2025.
Publicidade
A gente sempre associa a natureza à paz e ao silêncio. A calma visão de uma plantinha pode nos trazer a um estado de...
Se já é uma tarefa um tanto complicada imaginar o que era a humanidade há mil anos, imagina então há 7,2 mil anos?...
Pesquisadores em educação e família lidam há décadas com um problema aparentemente inexplicável. Os dados indicam...
Estima-se que a doença de Alzheimer, conhecida principalmente pela perda de memória e outras funções cognitivas,...
Você já ouviu falar do experimento Universo 25? O etologista (especialista em comportamento animal) John B. Calhoun...
Aqui no Brasil, o uso da maconha para fins recreativos ainda é proibido. Apesar disso, já existem algumas liberdades...
Todo mundo tem um amigo ou amiga que abandonou o Facebook e parece estar mais feliz em sua vida com tal decisão – e...
Descoberto em 2013 orbitando uma estrela similar ao sol, o planeta GJ 504b foi pela primeira vez registrado em uma...
Sempre foi muito comum ouvirmos a velha piada de que o clitóris, o órgão erógeno mais sensível do corpo feminino,...