Inspiração

Mestre da escalada vence penhascos íngremes sem truque e sem usar as mãos

Yuri Ferreira - 27/05/2021 às 10:30 | Atualizada em 31/05/2021 às 11:11

Você já pensou em escalar penhascos íngremes sem utilizar suas mãos? É isso que o mestre da escalada Johnny Dawes faz. Um dos melhores escaladores do mundo e um dos principais nomes da prática no Reino Unido nos anos 1980 e 1990, Dawes decidiu se propor a novos desafios após a sua aposentadoria do esporte profissional.

– Essa loja vende roupas para escalada e só mesmo um bom alpinista consegue lá chegar

Johnny Dawes reconhece que a ideia é meio louca, mas afirma que conhecimento sobre o corpo vale a prática

Aos 57 anos, Dawes faz movimentos incríveis ao se propor a praticar a escalada sem as mãos. A ideia do escalador é justamente manter mais equilíbrio e força em seu corpo.

– Conheça a maior parede de escalada do mundo com 37 metros de altura

Confira um vídeo de Dawes subindo um penhasco sem suas mãos:

Segundo o especialista, o segredo para uma caminhada perfeita sobre paredes íngremes está na confiança, no equilíbrio e em boas sapatilhas que sejam capazes de superar o impacto da escalada sem as mãos.

“Em essência, praticar escalada sem usar as mãos é algo totalmente sem sentido, explica Dawes ao site Planet Mountain.

– Brasileiro especialista em escalada clica imagens incríveis nas alturas e faz sucesso no Instagram

Assim como escalada no geral ou a maioria das coisas que nós fazemos, mas eu realmente adoro fazer isso. Eu recomendo a todo mundo tentar caminhar pelos penhascos. Existe um conhecimento sobre si que essa prática pode nos ensinar; nos ensina a como se mover e como confiar no nosso corpo, mostrando o tipo de coisa que somos realmente capazes”, completa.

Segundo especialistas em escalada, os feitos de Johnny Dawes são incríveis. “É uma ideia pretensiosa e brilhante, realizada com um toque que só um britânico poderia dar. É certamente um dos melhores feitos da história da escalada”, explica Steve Casimiro, do Adventure Journal.

– A mãe que faz escaladas pelo mundo com a filha de 3 anos nas costas

“Se você assistir aos vídeos com a ideia de que eles são falsos, você estaria rolando de rir. Quando perceber que se trata de algo real, você irá torcer por Johnny em sua mirabolante travessia”, completa.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Youtube


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.

Canais Especiais Hypeness