Arte

‘Mulheres negras na biblioteca’: 1ª plataforma de troca de livros de autoras pretas

Redação Hypeness - 28/05/2021 | Atualizada em - 01/06/2021

Quantas autoras negras você conhece? E quantas você de fato chegou a ler? Para incentivar a leitura e defender a importância da inclusão dessas obras nos acervos, o coletivo Mulheres Negras na Biblioteca lança a primeira plataforma online de troca de livros de mulheres negras da literatura do Brasil.

O acervo de aproximadamente 200 livros de autoras negras – divididos em ficção-científica, ensaios, poesia, biografias e romances nacionais e internacionais – será disponibilizado para o público de qualquer lugar do Brasil, mediante à troca de obras apenas de autoras negras, que serão enviadas pelos Correios.

O site oficial para as trocas www.mulheresnegrasnabiblioteca.com.br, inaugurado em 27 de maio, teve live com as participações de Ola Ronke (The Free Black Women’s Library) – que serviu de inspiração para o projeto brasileiro –, Carine Souza (Mulheres Negras na Biblioteca) e Semayat Oliveira (Nós, mulheres da periferia).

Dentro da programação de lançamento do site está o bate-papo “Por que ler mulheres negras?”, no sábado, 29 de maio, às 15h. O evento online deve acontecer via Zoom, com transmissão também pelo Facebook da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura.

O Mulheres Negras na Biblioteca de Trocas (MNBT) atua desde 2016 promovendo atividades de mediação de leitura de obras de autoras negras, como encontros literários, rodas de poemas e bate-papos com educadores. O projeto tem o apoio do Programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Idealizado e organizado por profissionais de Biblioteconomia e Letras, que se dedicam a promover atividades culturais a fim de contribuir para a formação e aumento do público leitor de autoras negras, pretende de tornar notável a importância da inclusão dessas obras nos acervos das bibliotecas.

Publicidade

Fotos: Getty Images

Autoras: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.