Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Nas últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro decidiu fazer uma cruzada sob duas rodas para demonstrar seu apoio popular no Acre, em Brasília e no Rio de Janeiro. Em eventos com aglomeração de milhares de pessoas que não usavam máscara, o chefe de Estado fez um repeteco de uma prática que era adorada por outro líder político: Benito Mussolini.
– Antifascismo: 10 personalidades que lutaram contra a tirania e você deveria conhecer
Bolsonaro anda de moto sem capacete em inauguração de ponte no Acre
Bolsonaro encontrou nos atos com motoqueiros uma boa forma de demonstrar poder. As motos darem mais volumes às marchas comandadas pelo presidente e a prática é efetiva com boa parte do público masculino, onde o atual presidente mantém parte de seu eleitorado.
– Entenda origem de símbolo usado por neonazista exibido pela extrema-direita em protesto em SP
“A motocicleta é claramente um símbolo sexual. É um símbolo fálico. É uma extensão do pênis, uma protuberância que demonstra poder entre suas pernas”, afirmou Bernard Diamond, criminologista e psiquiatra da Universidade da Califórnia à Hunter S. Thompson em ‘Hell’s Angels’, estudo jornalístico do mestre do novo jornalismo sobre as gangues de motoqueiros nos EUA dos anos 60.
Bolsonaro na marcha dos motoqueiros em Brasília
Os objetos fálicos fazem parte da estética política do bolsonarismo: armas, motos, cavalos, espadas, enfim… A ideia, entretanto, não é nova. Esses símbolos já eram utilizados por dois governos nos anos 1920 e 1930. O fascismo e o nazismo recorriam aos mesmos recursos para representar suas ideias de hiperviolência e masculinidade.
– A expansão do neonazismo no Brasil e como ele afeta as minorias
Mussolini associava motocicletas ao futurismo idealizado por Marinetti: violência, unidade, individualismo, virilidade e velocidade em forma de máquina
O fato foi notado pela professora de comunicação política e propaganda Alessandra Antola Swan em seu livro ‘Photographing Mussolini: the making of a political icon’, ou ‘Fotografando Mussolini: a construção de um ícone político’. “Dirigir motos em particular encapsulava e resumia conceitos promovidos pelo fascismo italiano; o Duce – Mussolini – era frequentemente fotografado dirigindo motocicletas ou próximo delas porque isso transmitia valores como a virilidade e a violência”, afirma.
Qualquer semelhança é mera coincidência
Junho de 1933.
Mussolini passeia de moto com seus apoiadores.
Imagem do semanário italiano “La Tribuna Illustrata”.
Essa bagaceirada sequer é original. pic.twitter.com/BO8CC2qCqO
— Fernando L’Ouverture (@louverture1984) May 23, 2021
Outro participante dos recentes atos ao lado de Bolsonaro foi o general da ativa Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, apontado como um dos principais responsáveis pela tragédia humanitária da covid-19 no Brasil.
Pazuello foi aposentado coercitivamente do Exército e enviado para a reserva após participar dessa manifestação política. Generais da ativa não podem participar de atos políticos.
– Clubes argentinos se unem para repudiar ditadura e golpe militar: ‘Nunca mais’
O presidente Bolsonaro, que afirma ser tão respeitoso à disciplina e hierarquia militar, proibiu o Exército Brasileiro e o Ministério da Defesa de emitir uma nota repudiando o comportamento do General Eduardo Pazuello.
Publicidade
Não falta mais nada. Ou será? A Câmara Municipal de Fortaleza recebeu uma comitiva de super-heróis. Estavam todos...
A cultura do machismo está e se expressa em toda parte. Assim, a misoginia e a desigualdade de gênero são visíveis...
Foi-se o tempo em que o videogame era apenas um passatempo inofensivo. Cada vez mais realista e repleto de formatos e...
O jornalismo sensacionalista não é uma novidade nas redações e televisões brasileiras. Trocando tudo por...
Um desconhecido pelos tribunais foi detido em uma cidade no sudoeste da França, suspeito de ter sites de pornografia...
Uma mulher foi vista pulando da sacada de um apartamento. O momento foi captado pelas câmeras de segurança do...
A catalã Sonia Sae mantém um canal no Youtube e uma página no Facebook em que trata do veganismo. Seu nome ganhou...
A privatização da Previdência Social Chilena está exigindo esforços cada vez maiores de quem já trabalhou a vida...
A partir de agora, a ‘segunda sem carne’ pode virar lei em São Paulo. Na última quarta-feira, 27, deputados...