Inovação

O iate de 500 milhões de dólares de Jeff Bezos

Vitor Paiva - 18/05/2021

Quando Jeff Bezos, dono da Amazon e um dos homens mais ricos do mundo, encomenda um novo barco à empresa responsável pelo maior e mais moderno iate já feito, o que se pode esperar é algo tão novo quanto impressionante em termos de lazer e luxo em alto mar.

E aparentemente é isso que virá após Bezos pagar uma imensa fortuna para a firma holandesa Oceanco construir seu novo iate como o maior e mais tecnológico do mundo: estima-se que o custo será de cerca de 500 milhões de dólares.

O CEO da Amazon, Jeff Bezos

Jeff Bezos disputa com Elon Musk o título de homem mais rico do mundo © Getty Images

-Super iate futurista será um laboratório tecnológico e luxuoso viajando pelos mares

O valor é equivalente a 2,6 bilhões de reais, para a feitura de um iate com 127 metros de comprimento, que superará em 20 metros o Black Pearl, atualmente o maior do mundo, também feito pela Oceanco. Segundo a publicação Luxury Launches, o barco de Bezos será inspirado no Black Pearl, que conta com as mais avançadas tecnologias em navegação, assim como instalação tão luxuosas quanto é possível – ou melhor, até o novo iate do dono do Amazon superar tudo que conhecemos.

Black Pearl

O Black Pearl, atualmente o maior iate do mundo

O iate Black Pearl

Alguns dos deques do Black Pearl

Fake News: Bill Gates não comprou primeiro iate movido a hidrogênio do mundo

Consta que o novo barco será tão grandioso que até a embarcação de apoio que virá com o iate terá um heliporto – além dos marcantes três imensos mastros com velas para ajudar na navegação do gigante que o Black Pearl já apresenta, e que oferecerá diversos deques, piscinas, cinemas e instalações tão grandiosas que a reportagem sugere que o iate será “tão alto quanto a Pirâmide de Gizé” – e se em um momento de pandemia a busca dos milionários e bilionários por iates só aumenta, a entrada de Bezos para o clube promete alterar completamente os parâmetros do que foi feito até hoje para iates de luxo.

O iate Black Pearl

O luxo e as imensas dimensões marcam as embarcações da Oceanco

O iate Black Pearl

O iate de Bezos terá piscinas e um cinema

-Iate de R$ 1 bilhão faz réplica da cidade de Mônaco e conta com uma pista de kart que imita o Grand Prix

Se a conta de 500 milhões de dólares por um barco parece quase obscena, mais impressionante ainda é concluir que se trata de quase um trocado para quem tem uma fortuna se aproximando dos 200 bilhões de dólares – um valor próximo ao produto interno bruto de um país como a Nova Zelândia ou a Eslováquia.

Além do preço exorbitante, outra questão que surge com o anúncio da fabricação do barco é o impacto ambiental que um iate como tal pode oferecer, especialmente pelo fato do dono da Amazon batizar a Bezos Earth Fund Initiave, um fundo que afirma buscar “mudar políticas e comportamentos” pela “justiça social” diante das “mudanças climáticas”.

O iate Black Pearl

O Black Pearl navegando à noite

O iate Black Pearl

O iate de Bezos será 20 metros maior que o Black Pearl da foto

Publicidade

© fotos: Oceanco/divulgação/créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.