Debate

Paulo Gustavo: entenda embolia gasosa que piorou estado de ator internado com covid

Redação Hypeness - 04/05/2021

Internado desde 13 de março por complicações da covid-19, o humorista Paulo Gustavo apresentou piora na noite do último domingo (2). O boletim médico falou sobre uma embolia gasosa como responsável pelo estado de saúde de “extrema gravidade” do ator de 42 anos. 

“Depois de alguma melhora, Paulo Gustavo subitamente piorou no dia de ontem. Ontem à tarde (domingo), após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido”, diz trecho do boletim médico. 

– Pastor cita ‘honra de Deus’ ao se desculpar por desejar morte de Paulo Gustavo

Paulo Gustavo está em estado crítico de saúde

Embolia pulmonar 

Paulo Gustavo foi acometido por uma embolia gasosa. O processo se dá pelo impedimento do fluxo normal do sangue no corpo. Ela acontece com a entrada, no sistema circulatório, de bolhas de ar. A embolia ocorreu por meio de uma fístula broncovenosa – abertura entre pulmões e veias, que no cenário vivido por Paulo Gustavo, provocou a entrada de ar na corrente sanguínea.

– Filha de Nicette Bruno, morta pelo vírus em 2020, é intubada com covid-19

O jornal Extra conversou com Patrícia Canto, pneumologista da Fiocruz que deu detalhes sobre a embolia gasosa que acometeu Paulo Gustavo.

“Essa é uma condição mais rara de acontecer do que a embolia por trombos. O sistema circulatório é fechado. Não tem ar circulando. Quando as bolhas de ar entram e vão chegando na circulação menor, impedem o sangue de progredir e o tecido acaba morrendo. O dano é cada vez mais grave de acordo com o tecido que deixa de receber oxigênio”, explicou. 

Paulo e Thales são pais dos gêmeos Gael e Romeu

Paulo Gustavo interagiu com o marido 

Internado há cerca de 50 dias, Paulo Gustavo chegou a acordar na tarde de domingo (2) e interagiu com a equipe médica e o marido, o dermatologista Thales Bretas. Segundo o boletim, houve, contudo, uma piora súbita. Ainda de acordo com o hospital, novos exames demonstraram ter havido “embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central”.

O hospital declarou que, infelizmente, a situação clínica atual de Paulo Gustavo é instável e de extrema gravidade

Confira a íntegra do boletim médico sobre o estado de sáude de Paulo Gustavo: 

‘Ontem à tarde, após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido.

À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa.

Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade’.

A família do ator continua agradecendo todo o carinho e pedindo orações para uma recuperação de Paulo Gustavo, assim como das demais pessoas acometidas por essa doença terrível.”

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
1º lote da vodka Chernobyl feita de ingredientes de central nuclear é apreendido pela polícia