Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em um dos capítulos da chamada CPI da Covid, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Mayra Pinheiro, teve uma participação digna de meme, mesmo se tratando de um assunto sério.
Durante a comissão parlamentar que investiga supostas omissões e irregularidades na atuação do governo federal durante a pandemia que matou mais de 450 mil pessoas, no Brasil, em pouco mais de um ano, um áudio de Mayra criticando a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi apresentado e chamou atenção pelos argumentos da secretária.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI, resgatou um áudio onde Mayra, conhecida como “Capitã Cloroquina” pela defesa do remédio ineficaz no tratamento da covid-19, fala sobre o suposto posicionamento político da Fiocruz que estaria, segundo ela, demonstrado por meio de um pênis na estrutura do prédio em que visitou.
“A Fiocruz é um órgão ligado ao Ministério da Saúde, que é mantido com recursos do Ministério da Saúde, e trabalha contra todas as políticas que são contrárias à pauta deles de minorias. Tudo deles envolve LGBTI, eles têm um pênis na porta da Fiocruz, todos os tapetes das portas são a figura do Che Guevara, as salas são figurinhas do ‘Lula livre’, ‘Marielle vive”, disse a voz de Mayra em áudio reproduzido durante a CPI.
– Covid: deputados riem após primeiro-ministro citar crença do Brasil em cloroquina
🇧🇷 Senador Randolfe Rodrigues coloca para tocar um áudio de Mayra Pinheiro dizendo que tinha um pênis na porta da FioCruz e que os tapetes nas portas eram a figura de Che Guevara.
Você não leu errado: um pênis na porta da FioCruz. pic.twitter.com/wuunOQCcwA
— Eixo Político (@eixopolitico) May 25, 2021
O conteúdo exposto contradiz o depoimento presencial da secretaria na CPI, onde fez elogios e definiu a instituição como de excelência. Ela não só confirmou a declaração feita no áudio, como corrigiu Omar Aziz, presidente da CPI, que acreditava ter ouvido Mayra dizer “tênis” na gravação. Segundo a própria, a palavra proferida por ela foi realmente “pênis”.
🇧🇷 Senador Randolfe Rodrigues coloca para tocar um áudio de Mayra Pinheiro dizendo que tinha um pênis na porta da FioCruz e que os tapetes nas portas eram a figura de Che Guevara.
Você não leu errado: um pênis na porta da FioCruz. pic.twitter.com/wuunOQCcwA
— Eixo Político (@eixopolitico) May 25, 2021
O “pênis” citado pela Capitã Mayra Cloroquina na porta da @fiocruz, na verdade era uma logo de aniversário da Fundação, ao comemorar 120 anos. Inacreditável! #CPIdaCovid pic.twitter.com/FxE7nWpjXl
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) May 25, 2021
– Governo federal rejeitou 11 ofertas de vacina, incluindo da Pfizer, afirma blog
A secretária explicou o contexto do áudio. “Eu não era secretária e houve um vazamento. Nessa época, isso era a constatação de fatos. Sim, tinha um objeto inflável, em comemoração a uma campanha, na porta da entidade”, disse.
“Fiocruz”, “Mayra”, “pênis” e “Capitã Cloroquina” foram palavras que repercutiram nas redes sociais e ficaram entre os assuntos mais comentados após a participação de Mayra na CPI. As falas da secretária rapidamente se transformaram em memes.
Randolfe: a senhora confirma que havia um penis na porta da fiocruz
Aziz: ela disse tênis
Mayra: não, era um penis mesmo, um penis inflável na porta
Ahahahahahahahah imagina explicar essa cpi pra um gringo #CPIdaCovid— Bic Müller (@bicmuller) May 25, 2021
Mayra Pinheiro diz que havia um PÊNIS INFLÁVEL na PORTA da FioCruz, TAPETES DO CHE GUEVARA em todas as salas e PLACAS DE LULA LIVRE espalhadas pelo instituto e ninguém tem UMA FOTO DISSO.
UMA.
Faz todo sentido.
— De Lucca (@delucca) May 25, 2021
A crítica da Mayra Pinheiro a FioCruz foi respeitosa. Sim é super respeitoso dizer que a FioCruz tem um pênis na porta é SUPER RESPEITOSO!
— Lukamiaba (@lukissima) May 25, 2021
E o pênis na porta da Fiocruz hein…E a cloroquina?
Capitã Cloroquinha Mayra Pinheiro pic.twitter.com/beNUB4CJGU
— GovernaDino (@GovernaDino) May 25, 2021
Como a capitã cloroquina vê a Fiocruz
Via @greengodict pic.twitter.com/otWdGlrP5F— Manuela (@ManuelaDavila) May 25, 2021
– Mandetta revela em CPI tentativa do governo de mudar bula da cloroquina
Mayra ficou conhecida como “Capitã Cloroquina”, após a insistência em promover o uso do medicamento como “tratamento precoce” para a covid-19, mesmo sem comprovação científica. Em janeiro, lançou, em Manaus, ao lado do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, a plataforma TrateCov, que tinha como objetivo promover o uso da cloroquina.
Isso aconteceu um dia após o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciar a gravidade da pandemia no estado e pedir apoio do governo federal para transporte de cilindros de oxigênio de outras regiões do Brasil. A plataforma de Mayra acabou sendo retirada do ar após críticas. Hoje Pazuello se defende, argumentando que o site foi colocado no ar por hackers que agiam contra o governo.
Publicidade
São diversos os sinais, em especial nas redes sociais, de que o mundo vai mal das pernas. Mas quando a imagem de uma...
O verão brasileiro sempre foi lançador de tendências. A cada ano que passa vemos uma moda surgir, ao mesmo tempo que...
E em meio a tantas polêmicas envolvendo arte e museus aqui no Brasil, agora foi a vez da China causar furor com uma...
Mais uma vez o machismo alcança níveis tão absurdos que acaba resultando em uma grande piada. Um internauta postou...
Os novos termos de privacidade do Whatsapp não são somente polêmicos por suas questões quanto aos dados dos...
Durante uma transmissão em suas redes sociais nesta quarta-feira (5), o atual presidente da República e candidato à...
Um homem de 41 anos foi flagrado com uma câmera escondida no tênis na estação Carrão do metrô, na Zona Leste de...
O Aquadom, considerado o maior aquário cilíndrico do planeta, explodiu na madrugada desta sexta-feira (16). A...
O Medico Life Partner funciona como um site de namoro feito tantos outros, mas um critério vem levando a plataforma a...