Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A fim de mapear os processos de inclusão de grupos marginalizados nas empresas do Brasil, uma parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o projeto Somos Diversidade iniciou a pesquisa “Diversidade Aprendiz: aprendizados para um futuro inclusivo”.
O objetivo da iniciativa é mensurar o impacto de práticas de recrutamento no emprego de tais populações dentro das companhias, com a finalidade de desenvolver novos projetos de capacitação profissional desses grupos.
O projeto pretende mapear a inclusão a fim de ampliar a diversidade nas empresas tratadas © Getty Images
-Sustentabilidade social não funciona sem luta antirracista
Segundo comunicação da pesquisa, os dados que serão apurados servirão de base para iniciativas de promoção da empregabilidade de “grupos populacionais com acesso desigual ao mercado de trabalho formal, tais como pessoas com deficiência, imigrantes, refugiados, negros e negras, LGBTI (especialmente pessoas transexuais), pessoas com mais de 50 anos, egressos e egressas do sistema penitenciário ou em liberdade assistida, pessoas de baixa renda e moradoras e moradores de periferia”. A coleta das informações vem se dando através de um questionário de 10 minutos de duração para seu preenchimento.
O processo do questionário do projeto dura somente 10 minutos © divulgação
-Empreendedorismo social: negócios que fazem a diferença na vida das pessoas
O inicio da pesquisa foi marcado pela realização do webinar “Diversidade Aprendiz: Construindo caminhos para uma inclusão real da diversidade – da base até o topo – no DNA de sua empresa“, que também recebeu representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT).
“A inclusão da diversidade leva tempo e esforço, é um processo que precisa de implementação atenta a todas as etapas e uma liderança comprometida”, afirmou Maite Schneider, coordenadora da Somos Diversidade e embaixadora da Rede da Mulher Empreendedora.
A iniciativa é uma parceria da Somos Diversidade com a OIT © divulgação
-Coronavírus e a inabilidade social ameaçam negros e pobres
“Os filtros utilizados nos processos seletivos precisam ser mais permeáveis para acolher essas pessoas, e você precisa ter a disposição de formá-las”, afirma Ana Maura Tomesani, cientista social responsável pela elaboração do questionário.
“Às vezes você perde um candidato supercompetente porque exigiu saber inglês, o que ele poderia aprender”, exemplificou. A pesquisa é dividida em três blocos, e segue uma série de informações objetivas a respeito do quadro de funcionários das empresas, e a natureza das contratações realizadas.
Pessoas com deficiência em ambientes de trabalho são parte importante da pesquisa © Getty Images
-Mapas em cores apontam as mais antigas empresas em atividade do mundo
O objetivo da pesquisa, portanto, é ajudar a quebrar uma grande construção social que reafirma os processos de exclusão de tais grupos nos contextos profissionais.
“Quebrar esses estereótipos e preconceitos traz bem-estar pessoal e permite um crescimento econômico mais sustentável”, afirmou Thaís Dumet Faria, oficial técnica em Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho para América Latina e Caribe, do Escritório da OIT no Brasil. O site do projeto “Diversidade Aprendiz: aprendizados para um futuro inclusivo” pode ser visitado aqui.
Publicidade
A modelo britânica Muna Jama, de 27 anos, se recusou a desfilar de biquíni durante o concurso de Miss Grã Bretanha....
Demorou (mais de 40 anos), mas a Turma da Mônica finalmente terá sua primeira família negra. Milena é a personagem...
O sucesso do podcast “A Mulher da Casa Abandonada”, do jornalista Chico Felitti, aponta para outro aspecto...
Não tem como negar que a mulherada faz cinema como ninguém. Inclusive, uma das primeiras diretoras do mundo tinha...
O novo episódio do 'Prosa' traz para o debate um tema extremamente importante e urgente. No quinto episódio do...
O fato da maioria dos mercados somente oferecer produtos e soluções para um tipo determinado como padrão de pessoas...
A primeira viagem ao espaço de 2020 é também a segunda da história a ser conduzida inteiramente por uma equipe...
Em alguns ambientes, ser LGBT é viver sendo observado. A cada toque na pessoa amada, a cada gesto, a cada...
O esporte está se tornando um campo cada vez mais inclusivo para pessoas LGBT. Nós já falamos aqui sobre o...