Reverb

Precursor do rap e da cultura sound system, jamaicano U-Roy ganha álbum póstumo

Redação Hypeness - 24/05/2021 | Atualizada em - 25/05/2021

Em fevereiro de 2020, U-Roy fazia sua última tour no Brasil ao lado de artistas como BNegão, MiniStereo Público, Russo Passapusso, Digitaldubs e os co-fundadores do selo Trojan Jamaica, Zak Starkey e Sharna “Sshh” Liguz. Neste ano, este que revolucionou a música jamaicana nos deixou, aos 78 anos.

Para homenagear sua seu legado, o single “Man Next Door” (feat. Santigold) chega ao streaming, selo Trojan Jamaica, antecipando o disco póstumo que será lançado em julho. A música é uma das maiores canções do reggae de todos os tempos e que inclusive transcendeu o estilo e caiu nas graças dos fãs de trip hop, quando foi regravada pelo Massive Attack em 1998.

“Man Next Door” foi originalmente escrita por John Holt e lançada em 1968 por seu grupo, The Paragons. Em 1982, U-Roy sampleou a track em “Peace and Love In The Ghetto” do álbum Original DJ.

Aliás, a expressão “DJ original” é um bom termo para definir U-Roy. O artista foi pioneiro no que a cultura sound system chama de “toaster”: o cara que atua como DJ enquanto interage verbalmente com a música, fazendo também o papel de MC. Segundo o New York Times, “o precursor do rap”.

U-Roy, um rei humilde, mostra no Brasil aos 77 anos a mística de pioneiro da arte jamaicana que originou o hip-hop

Junto com ele, nos vocais está a norte-americana Santigold. Cantora, compositora, rapper e produtora musical, ela já passou duas vezes pelo Brasil: em 2012 e 2014. “Foi uma grande honra trabalhar nesse projeto com U-Roy, um verdadeiro precursor”, afirma Santigold. “Ele foi pioneiro num
gênero que me influenciou profundamente. Tanto que a música da minha participação, ‘Man Next Door’; é uma das minhas favoritas desde criança”.

Santigold

Santigold por Terrence Blakely

Além dela, a faixa conta com Sly Dunbar (na bateria e percussão) e Robbie Shakespeare (baixo e backing vocals) – da dupla Sly & Robbie – e ainda Zak Starkey (guitarra, arranjos e produção musical) e Sharna “Sshh” Liguz (arranjos, produção musical e backing vocals). O casal é fundador do selo Trojan Jamaica.

Publicidade

Fotos: divulgação/andrzej liguz


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Especiais


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Bunny Wailer, último membro vivo do Bob Marley & The Wailers, morre e deixa legado de ouro ao reggae