Arte

Projeto analisa em um clique as preferências musicais da sua ‘bolha geográfica’

Vitor Paiva - 18/05/2021

Muitas vezes se tem a impressão de que as mesmas duas ou três músicas dominam as paradas de sucesso de todo o planeta, mas o que o mapa desenvolvido pela plataforma The Pudding mostra é que a variedade musical pelo mundo é muito maior do que pensávamos.

Partindo de um vasto levantamento mostrando quais são as músicas que estão em primeiro lugar em 3 mil cidades do mundo, o mapa interativo intitulado Music Bubble mostra que no momento existem 203 músicas diferentes como número um de uma ou diversas cidades espalhadas pelo globo.

Mapa do Music Bubble

A variedade no mundo é imensa, mas o mapa também mostra domínio de algumas canções em determinadas regiões

-Os algoritmos musicais dos serviços de streaming são sexistas?

O nome se refere à “bolha musical” que cada um de nós está inserido em sua cidade e país – mostrando como as preferências de música ou estilo mudam conforme alguém se afasta dessa “bolha” original.

Assim, o mapa parte da cidade de acesso de cada usuário, para comparar as músicas mais tocadas nas regiões mais próximas, nas outras partes do país, até cruzar as fronteiras imediatas e, enfim, chegar ao outro lado do planeta – mostrando como as culturas influenciam nos sucessos musicais de cada local.

Mapa do Music Bubble

“Camisa do Flamengo” domina a região do Rio de Janeiro – menos na capital

Mapa do Music Bubble

Comparação da plataforma entre diferentes regiões do Brasil

-Plataforma de NFT do Brasil, Phonogram.me quer revolucionar cenário da música

Assim, enquanto a música “M4”, de Teto feat. Matuê, é a música mais tocada do Rio de Janeiro no momento do fechamento dessa matéria, e em Belford Roxo, próximo ao Rio, a mais tocada é “Camisa do Flamengo”, de MC Meno K, na Cidade do Leste, no Paraguai – a 1194 km da capital carioca – a música nº 1 é “Bandido”, de Juhn.

“O mundo é uma cornucópia de sucessos”, diz a legenda do Music Bubble. “Algumas músicas são exportações nacionais, cruzando barreiras culturais e linguísticas, enquanto outras se conformam às fronteiras de seu país natal”, diz o texto, convidando o usuário em seguida a conhecer os sucessos de lugares tão diferentes quanto Trinidad e Tobago, Chipre ou da Palestina.

Mapa do Music Bubble

As canções mais tocadas no Youtube na região da Palestina

-Mapa mostra melhores filmes de cada país a partir das notas do IMDB

A experiência se baseia no levantamento anteriormente estabelecido pelo The Pudding para o Music Borders, projeto que levanta reúne em um mapa as canções que dominaram as paradas de sucesso do último mês em 3 mil cidades do mundo, a partir das visualizações no Youtube de cada região.

Mapa do Music Bubble

O mapa mostra as músicas em nº 1 por todo o mundo

A experiência no mapa é sugerida a partir de 10 “fatos” como os acima demonstrados, mas é possível simplesmente navegar para cada região – e escutar a música de mais sucesso de um ou outro lugar a partir de um simples clique que leva a um vídeo. O The Pudding é uma publicação digital que “explica ideias debatidas na cultura através de ensaios visuais”, como gráficos e mapas interativos.

Publicidade

© fotos: The Pudding/Music Bubble


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Omoya’: websérie debate a força e a herança negra na história da música do Brasil