Criatividade

Propagandas machistas antigas têm papéis de gênero invertido em série sarcástica

Redação Hypeness - 10/05/2021

O fotógrafo e editor de vídeo libanês Eli Rezkallah criou um mundo paralelo para dar outra cara aos anos 1950. Com um humor apurado, o artista de Beirut pegou propagandas machistas daquela década e substituiu as mulheres retratadas por homens. O resultado tirou de cena mulheres “perfeitas”, “belas, recatadas e do lar”, para dar lugar a imagens masculinas. 

Propagandas vintage que seriam barradas nos dias de hoje

No último dia de ação de graças, eu ouvi meu tio falar que ‘mulheres são melhores na cozinha e nos cuidados com a casa, cumprindo seus deveres femininos. Apesar de eu saber que nem todos os homens são como meu tio, eu fiquei surpreso em ver como muitos ainda pensam assim”, comentou o fotógrafo. 

Marca aposta em propaganda machista e uma usuária transformou isso em uma campanha de solidariedade

Ele conta que decidiu então imaginar um “universo paralelo” em que os papeis sociais fossem invertidos. Com um trabalho incrível, ele reproduziu as propagandas dos anos 1950 colocando os homens no lugar das mulheres. “Dei aos homens uma prova de seu próprio veneno sexista.

As peças publicitárias chegam a ser chocante para quem vive no século XXI. “Não se preocupe, querida, você não queimou a cerveja“, diz uma das imagens. “Na manhã de Natal, ela vai ficar mais feliz com um Hoover (marca de aspirador de pó)“, propõe outra.

‘Mostre a ela que o mundo é dos homens’ x ‘Mostre a ele que o mundo é das mulheres’

No último dia de ação de graças, eu ouvi meu tio falar que ‘mulheres são melhores na cozinha e nos cuidados com a casa, cumprindo seus deveres femininos. Apesar de eu saber que nem todos os homens são como meu tio, eu fiquei surpreso em ver como muitos ainda pensam assim”, comentou o fotógrafo. 

Marca aposta em propaganda machista e uma usuária transformou isso em uma campanha de solidariedade

Ele conta que decidiu então imaginar um “universo paralelo” em que os papeis sociais fossem invertidos. Com um trabalho incrível, ele reproduziu as propagandas dos anos 1950 colocando os homens no lugar das mulheres. “Dei aos homens uma prova de seu próprio veneno sexista.

As peças publicitárias chegam a ser chocante para quem vive no século XXI. “Não se preocupe, querida, você não queimou a cerveja“, diz uma das imagens. “Na manhã de Natal, ela vai ficar mais feliz com um Hoover (marca de aspirador de pó)“, propõe outra. 

‘Mulheres não saem da cozinha’ x ‘Homens não saem da cozinha’

Todos nós sabemos que o lugar de uma mulher/um homem na casa é cozinhando para sua mulher/marido uma refeição deliciosa.

‘Você quer dizer que uma mulher consegue abrir?’ x ‘Você quer dizer que um homem consegue abrir?’

 

‘Não se preocupe, querida, você não queimou a cerveja!’ x ‘Não se preocupe, querido, você não queimou a cerveja’

‘Saia da cozinha mais rápido’ 

‘Ela vai ser mais feliz na manhã de Natal com um Hoover’ x ‘Ele vai ser mais feliz na manhã de Natal com um Hoover’

‘Que bom que ele não perdeu a cabeça’ x ‘Que bom que ela não perdeu a cabeça’

Publicidade

Fotos: Eli Rezkallah


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
‘Mapa da Internet’ imagina os sites mais populares do mundo como se fossem países