Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Enquanto a CPI da Covid-19 domina o noticiário político brasileiro, os conflitos por conta da questão ambiental se acirram no país. No dia de hoje, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra o Ministro Ricardo Salles, chefe da pasta de Meio Ambiente. Em Roraima, indígenas ianomâmis denunciam a ofensiva paramilitar dos garimpeiros contra seu território e afirmam que duas crianças foram mortas no conflito.
Parece repeteco, mas não é: Dia do Indígena tem ministro Salles na mira e comunidades ameaçadas por mineração
Enquanto a CPI da covid-19 atrai a atenção de todo o noticiário, a boiada passa ao contrário: no dia de hoje, o Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Morais autorizou a quebra do sigilo bancário de Ricardo Salles. Além disso, foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão, sendo três deles em endereços do Ministro do Meio Ambiente: a PF visitou o escritório dele em Brasília e suas residências no DF e em São Paulo.
Entre as acusações que circundam a operação da Polícia Federal batizada de Akuanduba estão os crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando.
Salles entra na mira da Justiça; ele está sendo investigado por facilitação de contrabando e corrupção
A Justiça também ordenou a suspensão de 10 pessoas que trabalham no Ministério do Meio Ambiente. São eles:
A ordem judicial também suspende o despacho nº 7036900/2020/GAB/IBAMA, que autorizou a comercialização de madeira extraída de forma ilegal para o exterior, assinado pelo Eduardo Fortunato Bim. Já haviamos comentado o caso aqui no Hypeness. Para entender melhor:
Nas últimas semanas, as terras indígenas dos povos ianomâmis de Roraima tem sido atacadas por garimpeiros armados que desejam tomar o controle da região. O principal alvo é a comunidade Palimiu, nas margens do rio Uraricoeira, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
– Coronavírus: Yanomamis querem expulsão de mineradoras ilegais para frear avanço da pandemia
A comunidade tem sofrido ataques desde o dia 10 de maio e, no último domingo, os garimpeiros utilizaram gás lacrimogênio e metralhadoras para intimidar os indígenas, em uma cena de invasão paramilitar.
Yanomamis se defendem de garimpeiros; ataques são feitos com metralhadoras
Após o ataque no dia 10, a Hutukara Associação Yanomami (HAY) pediu a intervenção de autoridades como a Polícia Federal e o Exército. A PF foi à região e um conflito armado foi travado com os garimpeiros. Entretanto, enquanto os ianomâmis fugiam do conflito, duas crianças se assustaram e acabaram se afogando em um rio da região.
“Nossos parentes procuraram e resgataram as crianças no mato, mas faltaram duas, que caíram na água e se afogaram”, afirmou Dario Kopenawa ao UOL.
– Coronavírus não muda realidade da Amazônia e desmatamento sobe mais de 200%
Depois, a PF abandonou o local e o Exército também. Os ataques seguiram e os indígenas estão realizando sua defesa com arcos e flechas. Até agora, nenhuma força de segurança está cumprindo o dever constitucional de proteger as terras indígenas. A situação é grave na Terra Yanomami.
Publicidade
A Disney não deu muitos detalhes na resposta aos fãs, que pedem uma namorada para Elsa, da animação ‘Frozen’....
A vida de Bernardo de Mello Paz ganhou contornos dramáticos nos últimos tempos. O empresário responsável pela...
Em aparição na TV o empresário sul-africano Elon Musk revelou que possui a Síndrome de Asperger, uma das...
O verão de 2020 foi mais atípico na costa da Espanha e de Portugal do que o do resto do hemisfério norte. Desde o...
Ao mesmo tempo em que se coloca como um espaço de emancipação da mulher, a música também reflete práticas sociais...
A brasileira Leticia Vilhena Ferreira foi presa no último dia 16 de fevereiro, no estado de Illinois, nos EUA, acusada...
A startup de entregas Rappi fez uma proposta absurda para seus entregadores na Colômbia. A transnacional colombiana...
A Procuradoria Geral da República de Angola decidiu apreender sete templos da Igreja Universal do Reino de Deus no...
Em entrevista ao podcast 'Calcinha Larga', a atriz global Fabíula Nascimento disse que não tem mais relações com...