Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles está sendo investigado pela Polícia Federal por suspeita de participação em um esquema de facilitação de contrabando de madeira.
Na última quarta-feira (19), o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Morais autorizou a quebra do sigilo bancário de Salles e emitiu mandados de busca e apreensão nas residências e escritórios do chefe da pasta.
Ricardo Salles entra na mira da Polícia Federal após movimentações suspeitas em suas contas bancárias e facilitação de contrabando
As autorizações judiciais são referentes à Operação Akuanduba, que investiga membros do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) por um esquema de venda de madeira extraída ilegalmente para empresas do exterior.
Parece repeteco, mas não é: Dia do Indígena tem ministro Salles na mira e comunidades ameaçadas por mineração
O caso se refere a uma autorização que o Ibama emitiu no início do ano passado, dando sinal verde para a comercialização de alguns lotes de madeira extraída de forma ilegal da Amazônia para empresas no exterior. A Polícia Federal suspeita que o Ministro do Meio Ambiente participe de um esquema que facilite o contrabando desses carregamentos de madeira.
A decisão coube a um Ministro do STF por Salles ter foro privilegiado. Além do envolvimento de Salles, outros 10 membros do Ministério tiveram suas funções suspensas por suspeita de participação.
“Os depoimentos, os documentos e os dados coligidos sinalizam, em tese, para a existência de grave esquema de facilitação ao contrabando de produtos florestais, o qual teria o envolvimento de autoridade com prerrogativa de foro nessa Suprema Corte, no caso, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo de Aquino Salles; além de servidores públicos e de pessoas jurídicas”, afirmou a decisão de Alexandre de Moraes.
Entenda o caso: Presidente do Ibama libera exportação de madeira após reunião com empresas multadas em mais de R$ 2 mi
A apuração ainda mostra indícios de uma movimentação de “caráter transnacional”, que envolve empresas do setor madeireiro e funcionários públicos, facilitando contrabando, “através da legalização e de forma retroativa de milhares de carregamentos de produtos florestais exportados em dissonância com as normas ambientais vigentes entre os anos de 2019 e 2020”, criando “sérios obstáculos à ação fiscalizatória do Poder Público no trato das questões ambientais com inegáveis prejuízos a toda a sociedade”.
Foram suspensos de suas funções públicas:
Há também a suspeita de corrupção envolvendo Ricardo Salles. Segundo a Polícia Federal, um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) mostra que o escritório de advocacia comandado pelo chefe da pasta movimentou R$ 14 milhões entre janeiro de 2012 e junho de 2020.
Em um evento no dia de ontem, o Ministro afirmou que “o Ministério do Meio Ambiente, desde o início desta gestão, atua sempre com bom senso, respeito às leis, respeito ao devido processo legal” e que Alexandre de Moraes queria “dar impressão de que teria havido possivelmente uma ação concatenada de agentes do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente para favorecer ou para fazer destravamento indevido do que quer que seja. Essas ações jamais, repito, jamais aconteceram”.
Publicidade
Um dos símbolos dos carnavais do passado, o lança-perfume não se tornou inspiração para uma das mais célebres...
O Escola Sem Partido está arquivado. Pelo menos por hora. A comissão especial da câmara para análise do projeto...
O assunto é polêmico, mas não podemos deixar de falar. Com o fim do ano chegando e o natal se aproximando, como...
Quem se interessa por resgatados e viralatas certamente já ouviu uma boa parcela de histórias de cães que...
Avelina Lesper, uma crítica de arte mexicana que tem dedicado sua vida acadêmica à crítica das artes da performance...
O ano que passou não foi nada fácil. Melhor nem lembrar. Em 2019, os desafios crescem, só que com a metadade de...
A obesidade é um fator de risco para a vida de uma pessoa acima do peso. Entretanto, quando o emagrecimento se...
Os efeitos de longo prazo da pandemia ainda não são conhecidos, mas pesquisadores se preocupam sobre como os...
O cineasta Cadu Barcellos foi assassinado no Centro do Rio de Janeiro na madrugada dessa terça-feira (10). Assistente...