Debate

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Redação Hypeness - 13/05/2021

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto no dia 6 de maio. 

O caso foi encaminhado por um veterinário de Duque de Caxias e uma amostra retirada do corpo enviada para o Instituto Pasteur para determinação da variante viral. Um pedido de autorização da execução do exame precisou passar pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária; pelo Controle de Zoonoses e Agropecuária (Ivisa-Rio), a Secretaria de Estado de Saúde e o Sistema de Informação de Agravo de Notificação (Sinan).

– Cachorro se desespera com morte de tutora e permanece ao lado de caixão

– Eles descobriram por que seu cão adotado não dormia e o motivo vai te emocionar

A tutora do cachorro e os profissionais que o atenderam foram testados e não correm risco de contrair a doença – IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA

Os órgãos divulgaram que a contaminação do animal aconteceu por causa do contato direto com um morcego no dia 26 de março. Os sintomas de contaminação – baba e falta de coordenação – só apareceram na semana passada. O cachorro chegou a ficar internado e foi atendido por dois veterinários diferentes, mas não houve tempo de socorrer o animal. 

– Cachorros e coronavírus: os peludos são grandes aliados em tempos de isolamento

A notícia do diagnóstico serviu como alerta para a campanha de vacinação antirrábica, que acontecerá nos dias 15 e 22 maio nos bairros vizinhos ao município de Duque de Caxias. 

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Casal diz que ataque racista contra jovem negro no Leblon não foi por causa da cor de pele