Debate

Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima comem placenta da filha; prática ganha força no Brasil

Redação Hypeness - 12/05/2021 | Atualizada em - 17/05/2021

Logo após o nascimento da filha mais nova, Maria Manoela, Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert comeram a placenta que saiu no parto. A menina nasceu em outubro de 2019, mas  o casal divulgou as imagens recentemente, no programa que apresentam juntos, “Bem Juntinhos”, no GNT. 

O vídeo caseiro mostra que a placenta é entregue em uma bandeja pela profissional de saúde envolvida no parto. Em seguida, Fernanda e Rodrigo, que também são pais dos gêmeos Francisco e João, de 13 anos, comem pedaços – e esse ato tem nome: placentofagia. 

– [Vídeo] Por que esta mãe decidiu fazer chocolates com sua placenta

Imagens caseiras do parto foram exibidas no programa “Bem Juntinhos”, no GNT

Placentofagia

Incomum no Brasil, o ato de ingerir a placenta de bebês tem se tornado popular pelo mundo. Embora sem comprovação científica, o objetivo é prevenir a mãe de sofrer com depressão pós-parto – o pai geralmente come como apoio. Há também que defenda as propriedades nutritivas, já que a placenta é um agrupamento de vasos sanguíneos que une o feto à parede do útero materno, permitindo a passagem de materiais oxigênio e nutrientes para o bebê em desenvolvimento. 

– Mães estão transformando leite materno em joias para celebrar a maternidade

O debate sobre a placentofagia voltou a ser típico depois que a socialite americana Kim Kardashian anunciou que comeu a própria placenta depois de dar à luz seu segundo filho, Saint West. Ela não repetiu o ato para os outros dois filhos que vieram depois, Chicago e Psalm, pois os nascimentos partiram de barriga de aluguel. 

No Brasil, a apresentadora e chef de cozinha Bela Gil ajudou a prática a se tornar popular, ao contar que toda a família ingeriu a placenta após o nascimento do seu segundo filho, Nino, em Nova York, nos Estados Unidos – até a mais velha Flor participou do “banquete”. À Veja Rio, Bela afirmou que nem sentiu o gosto da placenta, pois misturou com vitamina de banana. “É uma fonte incrível de nutrientes. 

Bela Gil posa com filho mais novo, Nino

– Entenda por que essas mães estão fazendo arte com cordões umbilicais

A placentofagia acabou se tornando mais popular em países como Grã-Bretanha e Estados Unidos onde, na maioria dos casos, as mães podem sair do hospital com a placenta. No Brasil, a placenta é descartada com um procedimento específico, por ser um material repleto de sangue e que pode gerar contaminação.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Rota zera mortes desde adoção de câmera na farda de PMs