Ciência

Sedentarismo atinge mais de 60% dos brasileiros durante pandemia, aponta estudo

Redação Hypeness - 12/05/2021 | Atualizada em - 14/05/2021

Os brasileiros estão mais parados. É o que mostra um levantamento feito pelo Projeto Convid, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Durante o ano passado, entre os mais de 44 mil entrevistados, 62% afirmaram que pararam de realizar qualquer tipo de exercício físico durante a pandemia

Treino em casa: 16 equipamentos para não parar o exercício físico

O estudo foi feito em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e liga um alerta sobre a saúde do brasileiro. 

Ficar longas horas em uma mesma posição e ainda não praticar atividades físicas são uma bomba relógio para o corpo. Especialistas mostram que a falta de exercício é prejudicial para a expectativa de vida. 

De acordo com um estudo publicado na “Lancet”, revista científica do Reino Unido, permanecer sentado ao longo de oito horas por dia aumenta em até 10% o risco de morte. Para cada período desse, seria preciso ao menos uma hora de exercício físico para compensar. 

80% dos adolescentes do mundo são sedentários, aponta estudo

Segundo a pesquisa da Fiocruz, no ano passado o brasileiro passou a ficar, em média, três horas por dia em frente à televisão. Em comparação com o ano de 2019, o aumento foi de uma hora e 20 minutos. Além disso, os entrevistados passaram a ficar cinco horas por dia no computador, uma hora e meia a mais do que o mesmo período do ano anterior.

Esses são os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral”, diz Cléa Simone Sabino de Souza Colombo, médica especialista em Cardiologia, Ergometria e Reabilitação pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em entrevista à “CNN”.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Betelgeuse tem enigma solucionado: estrela não estava morrendo, estava ‘parindo’