Ciência

Síndrome que acometeu Pazuello na CPI não é considerada doença

Kauê Vieira - 24/05/2021

O depoimento do ex-ministro da saúde Eduardo Pazuello na CPI da Covid teve de ser interrompido na última quarta-feira e concluído no dia seguinte após o general e depoente viver um episódio da síndrome vasovagal. O mal estar foi confirmado ao site G1 pelo senador e médico Otto Alencar, que atendeu Pazuello durante o episódio, em um caso de um problema de saúde pouco conhecido mas bastante recorrente – que afeta entre 30% e 40% da população ao menos uma vez na vida.

General Pazuello em depoimento à CPI da Covid

Pazuello teve de prestar seu depoimento ao longo de dois dias © Edilson Rodrigues/Agência Senado/Flickr/CC

-Mandetta revela em CPI tentativa do governo de mudar bula da cloroquina

Apesar de comum, a síndrome de vasovagal não é um mal exatamente complicado ou perigoso – segundo reportagem do G1, não é sequer considerada exatamente uma doença. O que provoca a síndrome é uma súbita queda da pressão, reduzindo assim a circulação de sangue ao cérebro, provocando redução momentânea dos batimentos cardíacos e podendo levar ao desmaio. Estresse, episódios de alta pressão emocional, calor, jejum e outros motivadores corriqueiros podem provocar os episódios – que podem acontecer recorrentemente ou ocasionalmente.

Pazuello na CPI da Covid

Pazuello foi atendido pelo senador Otto Alencar, que também é médico, por conta do mal estar Jefferson Rudy/Agência Senado/Flickr/CC

-Como o Brasil se tornou o pior país na gestão da pandemia, segundo estudo

Além do desmaio eventual, a síndrome vasovagal pode provocar náusea, tontura e palidez circunstancial, e para contornar os incidentes é recomendado que o paciente se deite até que a pressão se estabilize – a hipótese do desmaio pode levar à queda e, com isso, a ferimentos mais graves pelo impacto. O nome dessa combinação de sintomas vem do nervo vago, que regula a pressão arterial e os batimentos do coração.

Pazuello em depoimento na CPI da Covid

Após a suspensão do depoimento, Pazuello negou que tenha se sentido mal © Agência Senado/Flickr/CC

-Governo federal rejeitou 11 ofertas de vacina, incluindo da Pfizer, afirma blog

Não há um tratamento direcionado para resolver a síndrome, que pode ser diagnosticada através de um teste chamado tilt test, e controlada com exercícios, remédios eventuais, controle de dietas e manutenção dos sintomas específicos. Apesar do atendimento e da confirmação do episódio pelo senador Otto Alencar, o General Pazuello posteriormente negou que tenha sido acometido pela síndrome ou mesmo que tenha passado mal. Seja como for, a conclusão de seu depoimento para a CPI da Covid efetivamente só seu deu no dia seguinte.

Publicidade

© fotos: créditos


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.